Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/12/2020 às 15h28min - Atualizada em 17/12/2020 às 15h28min

Mais de 25 mil pessoas devem prestar vestibular da UFU neste fim de semana

No total, são 1.654 vagas disponibilizadas para cursos de graduação; curso de medicina é o mais procurado pelos inscritos

DA REDAÇÃO
Formato do vestibular foi reformulado neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19 | Foto: Marco Cavalcanti
Mais de 25 mil pessoas devem realizar as provas do vestibular 2020 do segundo semestre da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no próximo sábado (19) e domingo (20). No total, são 1.654 vagas distribuídas entre 48 opções de cursos de graduação. 

Além das cidades mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte, as provas também serão aplicadas em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Em Uberlândia, 28 prédios receberão os vestibulandos, sendo 17 dentro dos campi da UFU e 11 em instituições parceiras. 

Nos demais municípios, serão mais 25 locais mobilizados, sendo sete dentro de unidades da UFU e os outros 18 em instituições parceiras. É recomendado que os inscritos façam a consulta prévia da ficha do candidato, na qual é informado o local exato para realizar a prova. Este documento pode ser acessado, desde a última sexta-feira (11), no portal da Dirps

Os portões serão abertos 12h15 e o fechamento ocorrerá, impreterivelmente, às 13h, mesmo horário de início das provas. O término das provas está previsto para 18h30. O candidato deverá levar obrigatoriamente, além de máscaras de proteção individual, um documento oficial de identificação com foto, a Ficha do Candidato e uma caneta esferográfica na cor azul, com corpo transparente.

A avaliação será composta de oito questões objetivas para cada disciplina no primeiro dia de prova e duas questões discursivas para cada disciplina no segundo dia de prova, além da redação com duas propostas temáticas. Durante os meses de janeiro e fevereiro serão feitas as correções, com previsão de divulgação do resultado no dia 12 de fevereiro.

CONCORRÊNCIA
O curso de maior procura foi o de medicina, que recebeu, neste ano, 13.657 inscrições em suas nove modalidades possíveis. O número representa 53% do total de inscritos em todo o vestibular. A ampla concorrência em medicina é a modalidade com o maior número de inscritos, com 9.842 inscritos, possuindo 328,07 candidatos por vaga. Os cursos de direito (1.450 inscritos), psicologia (1.078), odontologia (889) e medicina veterinária (829) completam a lista das cinco graduações com mais candidatos.

PREVENÇÃO
A aplicação do vestibular seguirá todas as indicações e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério de Saúde (MS) e dos demais órgãos de saúde e vigilância sanitária, como também do Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU. Por conta das medidas de segurança, foi necessário duplicar a quantidade de colaboradores. 

Todos os candidatos e colaboradores deverão utilizar máscaras de proteção individual durante todo o tempo em que estiverem nas dependências dos locais de aplicação das provas e respeitar a distância segura de 1,5 metro a 2 metros. Como os bebedouros estarão interditados, a recomendação é de que todos levem água em recipientes com embalagem transparente e sem rótulo.

O pró-reitor de Graduação da UFU, professor 
Armindo Quillici Neto ressaltou a necessidade de os vestibulandos seguirem o protocolo de segurança para que evitem tanto a transmissão da Covid-19 quanto a possibilidade de eliminação automática por descumprimento das medidas. “O candidato deverá comparecer ao local de aplicação usando máscara cobrindo boca e nariz. Será preciso, ainda, que levem máscaras reservas para que façam a substituição das mesmas a cada duas horas”, informa o pró-reitor.

Além da medida citada, dentre as principais também estão: submeter-se à verificação da temperatura corporal, higienização das mãos e ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração; observar o distanciamento adequado conforme demarcação do piso; levar saco plástico transparente para armazenar as máscaras usadas;  pode-se, além da máscara, utilizar protetor facial transparente (estilo viseira), vestimentas descartáveis (macacão impermeável), luvas descartáveis (desde que tenham coloração leitosa ou semi transparente), óculos de proteção transparente e toalhas de papel para higienização.

Frascos de álcool em gel 70% estarão disponíveis em todas as salas de aplicação e nos locais de circulação. É possível verificar todas as instruções no Protocolo de segurança vestibular 2020-2, que traz medidas a serem adotadas para evitar a transmissão do vírus da Covid-19 e que pode ser acessado aqui.

TRANSPORTE

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) vai disponibilizar cinco linhas especiais de ônibus para os candidatos que participarão do vestibular UFU. Confira abaixo:
 
  • S907: Terminal Central - UFU Santa Mônica: programação de dois veículos com atendimento a partir das 10h55 às 12h40, saindo do Terminal Central com destino ao Campus Santa Mônica. A partir das 16h até 18h, haverá saída do Terminal Central com retorno ao Campus Santa Mônica.
 
Destaca-se que aos sábados e domingos existem as opções de uso das linhas do corredor da João Naves T131, que para na Estação UFU e Linha T610 Corredor Segismundo Pereira estação UFU.
 
  • S917: Terminal Santa Luzia - UFU Campus Glória: programação de um veículo com atendimento a partir de 8h30 até 12h45, saindo do Terminal Santa Luzia com destino ao Campus Glória. A partir das 16h05 até 18h40, terá saída do Terminal Santa Luzia e retorno ao Campus Glória.
 
  • S927: Terminal Central - Unitri: programação de cinco veículos com atendimento a partir das 10h50 até 12h30, saindo do Terminal Central com destino a Unitri. A partir das 16h10 até 19h10, haverá saída do Terminal Central e retorno a Unitri.
 
  • S908: Terminal Central - Terminal Umuarama - UFU Umuarama: programação de dois veículos com atendimento a partir de 8h12 até 12h40, saindo do Terminal Central com destino ao Terminal Umuarama e depois ao Campus Umuarama. A partir das 16h até 17h43, haverá saída do Terminal Central e retorno ao Terminal Umuarama.

Ressalta-se que aos sábados e domingos existem as opções de uso das linhas T120 e T121 ligando o Terminal Central ao Terminal Umuarama que podem ser usadas para acessar a Universidade.
 
  • S918: Terminal Central - Escola Eseba: está programado um veículo especial para atendimento ao vestibular na Escola de Educação Básica (Eseba). Saída do Terminal Central para a Eseba às 11h45 e 12h18. Para o retorno, terá saída da Eseba para o Terminal Central às 16h42 e 16h56.
 
Os demais locais serão atendidos pelas linhas já existentes Sistema Integrado de Transportes (SIT), sendo:
 
  • Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa – Linhas das Estações de Embarque e Desembarque do Corredor da Avenida Segismundo Pereira
     
  • Escola Estadual Segismundo Pereira - Linhas das Estações de Embarque e Desembarque do Corredor da Avenida Segismundo Pereira
     
  • Escola Estadual Américo Reneê Gianetti – Linhas: A119, A120, A121, A124
     
  • Escola Estadual Joaquim Saraiva - Linhas das Estações de Embarque e Desembarque do Corredor da Avenida João Naves de Ávila
     
  • Escola Estadual Ignácio Paes Lemes – Linhas: A100 e T142 nas proximidades da escola. T105 e T710 Av. Fernando Vilela – próximo a Carmo Giffoni – Escola Ignácio Paes Leme
     
  • Unipac – A160, T105, T142 E T710
     
 

VEJA TAMBÉM:

Audiência pública discute medidas propostas pelo MPF para retomada de atividades na UFU

 


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90