Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/12/2020 às 08h00min - Atualizada em 02/12/2020 às 08h00min

De forma online, Festival EntreArtes começa hoje

3ª edição segue até o próximo dia 5 nas plataformas digitais do evento

IGOR MARTINS

Entre os dias 2 e 5 de dezembro, a população uberlandense terá acesso a diferentes vertentes artísticas de maneira totalmente digital. O Festival EntreArtes, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/UFU), disponibilizará em suas plataformas digitais diversos conteúdos culturais, que poderão ser conferidos gratuitamente.

Em sua 3ª edição, o evento tem como objetivo a troca de experiências e produções artísticas conjuntas entre os quatro cursos do IARTE: música, dança, teatro e artes visuais. Segundo um dos idealizadores do festival, Daniel Lovisi, a programação contará com mostras artísticas, oficinas, exposições, rodas de conversa e apresentações de artistas convidados.

“A ideia do festival é ter essa característica de união entre os cursos do IARTE, e fazer com que nós tenhamos um contato maior. Muitas vezes compartilhamos o prédio da UFU e não temos ideia do que uma pessoa de outro curso está fazendo. Isso incentiva as produções conjuntas”, disse Lovisi.

Devido à pandemia da Covid-19, o professor de música da UFU falou à reportagem que todo o planejamento do evento precisou ser repensado e remodelado. De qualquer maneira, Daniel acredita que mesmo em uma versão remota, o EntreArtes segue fomentado a produção coletiva e as trocas culturais com o público, promovendo experimentações poéticas e educativas que fortaleçam os conhecimentos produzidos no IARTE.

“Por conta da pandemia, a gente teve que adaptar e tornar o evento digital. No fim das contas, isso acabou gerando algumas mudanças grandes, no sentido de abarcar mais projetos. Essa realidade afeta drasticamente. Nós, do festival, assim como na vida de quem trabalha com arte, sofremos com uma série de restrições e isso afeta a nossa cadeia produtiva”, explicou o músico.

Ainda segundo Daniel Lovisi, o momento atual causado pelo coronavírus impede uma maior interação com o público e impede a utilização de espaços físicos, o que impactou no planejamento de atrações culturais durante o festival. “Passamos a contar com mais oficinas e rodas de conversa, e as exposições também passaram a ser feitas em plataformas. A gente conta muito com a coletividade, sempre tomando os cuidados. Queremos mostrar as obras que são produzidas aqui no IARTE e trazer as pessoas para dentro da universidade”, falou.

A programação do EntreArtes será exibida pelas redes sociais do evento. É possível acompanhar as rodas de conversa pelo YouTube do festival, enquanto que as mostras artísticas estarão expostas no site.
 
PROGRAMAÇÃO
 
2/12
19h – Abertura do festival
 
3/12
09h às 10h – Oficina Meditativa com Mudras e Yandras
11h às 12h – Oficina: Com-Fiar
13h30 às 16h – Oficina: Olhar épico da distância
16h – Mostra artística
17h – Roda de conversa: O ecoar dos tambores Congados e matrizes africanas em Uberlândia
20h – Mostra artística
 
4/12
09h às 10h – Oficina Meditativa com Mudras e Yandras
10h às 12h – Roda de conversa: Palui, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores
11h às 12h – Oficina: Com-Fiar
13h30 às 16h – Oficina: Olhar épico da distância
16h – Mostra artística
17h – Roda de conversa: Atividades de extensão em 2020
20h – Mostra artística
 
5/12
09h às 10h – Oficina Meditativa com Mudras e Yandras
09h às 12h – Oficina: Mova-se
11h às 12h - Oficina: Com-Fiar
13h30 às 16h – Oficina: Entre_Janelas
16h – Mostra artística
17h – Roda de conversa com artistas do festival
20h – Mostra artística
21h – Encerramento do festival



VEJA TAMBÉM:

Nova exposição online é lançada no site do MUnA


Lista de selecionados na Lei Aldir Blanc é divulgada

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90