Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/12/2020 às 08h00min - Atualizada em 01/12/2020 às 08h00min

Nova exposição online é lançada no site do MUnA

‘Percursos, Desejos e Dilação’ será exposta até janeiro de 2021

DA REDAÇÃO
Mostra de Alan Oju reflete sobre a repercussão de diferentes espaços urbanos | Foto: Divulgação

O Museu Universitário de Arte, da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU), exibe até janeiro de 2021 a exposição “Percursos, Desejos e Dilação”, do artista Alan Oju. A mostra ficará disponível no mais novo site lançado pelo museu, o www.acervomuna.com.br.

A exposição do artista nascido em Santo André (SP) propõe uma abertura dos processos de pesquisa de Alan, e reflete sobre a repercussão dos espaços urbanos na produção da subjetividade do sujeito urbano contemporâneo. Além disso, a mostra trata de como os regimes semióticos da cidade produzem sentidos, identificações e maneiras de perceber o mundo, direcionando as nossas escolhas e os diferentes modos de vida.

Na exposição online serão exibidas 15 seções que intercalarão obras finalizadas e processos em andamento, além de abarcar intervenções de Alan Oju em cidades como Uberlândia, São Paulo, Barueri, Santana do Parnaíba e Itanhaém.
A mostra também contará com a oficina “Fricções entre sujeito e espaço público nas artes visuais: um ponto de vista”, que também propõe a abertura de processos do artista por uma perspectiva teórica.

A oficina, que é gratuita, será ministrada por Alan Oju em três encontros de 90 minutos cada, sempre pela plataforma “Google Meet”. As aulas acontecerão às terças-feiras, das 19h45 às 21h15. Como as temáticas dos encontros são modulares, o aluno poderá participar nos dias que preferir. Há 30 vagas disponíveis para cada encontro.
 
AS OFICINAS
O primeiro encontro, denominado “Um ponto de vista”, acontecerá nesta terça (1º). Nele, Oju apresentará sua trajetória e alguns trabalhos, expondo seu ponto de vista sobre a relação entre arte, sujeito e espaço urbano.

No segundo encontro, o “Máquinas de sentido”, que será realizado no dia 8 de dezembro, o artista refletirá sobre a cidade como uma máquina semiótica que captura seus habitantes e afeta seus corpos, influenciando escolhas e produzindo processos de subjetivação. A aula será embasada em artistas que dialogam com a questão e filósofos como Gilles Deleuze e Félix Guattari.

O terceiro e último encontro, “Cartografias”, será realizado no dia 15 de dezembro e problematizará o conceito de cartografia e a diferença dela com a etnografia. Alan Oju utilizará como referência artistas que se debruçam sobre o tema, estabelecendo diálogos e comparações.

As inscrições para a primeira oficina podem ser realizadas por meio de um formulário online, disponibilizado no Instagram oficial do MUnA. Já as inscrições para as próximas oficinas serão divulgadas nas próximas semanas nas redes sociais do museu.
 
ARTISTA
Alan Oju nasceu em Santo André (SP), em 1985, e é graduado em História na Fundação Santo André e mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Hoje, trabalha como artista-orientador no Programa Vocacional da cidade de São Paulo.

Seus trabalhos têm como tema transversal as fricções entre o corpo da cidade e os corpos de seus habitantes, além dos processos de subjetivação subsequentes. Em suas obras, ele usa métodos cartográficos como intervenções, fotografias, vídeos, performances, objetos, pinturas e instalações.

Oju já realizou exposições individuais e coletivas, além de ganhar os prêmios “Visualidade Nascente - Artes Visuais” (2016), da Pró-reitoria de Universidade de São Paulo; “Foto Única” (2019), do Festival de Fotografia de Paranapiacaba; e “Arte como Respiro - Audiovisual” (2020), do Itaú Cultural.
 
SERVIÇO
O QUE: Exposição online “Percursos, Desejos e Dilação”
QUEM: Alan Oju
QUANDO: até janeiro de 2021
ONDE: www.acervomuna.com.br


VEJA TAMBÉM:

MUnA disponibiliza acervo artístico na internet


Lista deselecionados na Lei Aldir Blanc é divulgada

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90