Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/11/2020 às 18h32min - Atualizada em 17/11/2020 às 18h32min

Uberlândia recebe "Gincana do Caminhoneiro" nesta semana

Iniciativa busca conscientizar a classe sobre o combate à Covid-19 e o câncer de próstata

DA REDAÇÃO
Projeto oferece teste de habilidade no volante com premiação de um caminhão | Foto: Divulgação

Entre os dias 18 e 19 de novembro, Uberlândia recebe a "29ª Gincana do Caminhoneiro", evento que busca conscientizar a classe com ações de combate à Covid-19 e ao câncer de próstata. O projeto será instalado no Posto Décio, no km 85,8 da BR-050.

Disponibilizado gratuitamente, o projeto quer proporcionar aos caminhoneiros uma oportunidade de dedicarem um momento de seus dias para os cuidados pessoais com a saúde física, além de oferecer um teste de habilidade no volante, sendo que o ganhador ganhará um caminhão IVECO Tector zero km.

Durante os dias da etapa no Posto Décio, os caminhoneiros terão acesso ao circuito de saúde, na qual serão realizadas ações preventivas para detectar possíveis doenças silenciosas, incluindo checagem no nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes, além da aferição da pressão arterial e orientações sobre obesidade e vacinação. Aproveitando o mês de novembro, período dedicado ao combate ao câncer de próstata, o tema também será abordado durante os atendimentos.

As ações, que contam com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), bem como da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), alertam também para os cuidados que o caminhoneiro deve ter com seu "instrumento de trabalho", o volante.

Por isso, após passar pelo circuito de saúde, o caminhoneiro será convidado a ir para a pista da arena no Posto Décio Uberlândia, onde instrutores darão uma aula prática de higienização da cabine do caminhão, demonstrando a importância da desinfecção de pontos da boleia (maçaneta, volante, marcha, retrovisor, por exemplo), que estão mais sujeitos à contaminação.

Após conferir a orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom (zigue-zague), demarcado por cones, evitando os obstáculos e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

Aquele que tiver a melhor performance em Uberlândia, ganha o direito de ir para a quarta semifinal da temporada (que também acontecerá na cidade, em janeiro de 2021), quando os classificados da 55ª e 72ª etapa estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final, que premiará o vencedor com o caminhão IVECO Tector zero km.

A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo, através da apresentação de comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

A programação da 29ª Gincana do Caminhoneiro completa está no site: www.gincanadocaminhoneiro.com.br.



VEJA TAMBÉM:

Prefeitura desativa mais de 40 leitos de UTI em Uberlândia


Diário de Uberlândia traz mini perfil com os 27 vereadores eleitos
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90