Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/11/2020 às 08h00min - Atualizada em 17/11/2020 às 08h00min

‘Conexão Galpão’ chega a Uberlândia em dezembro

Projeto oferece formação a professores e arte-educadores da cidade

DA REDAÇÃO
Datas das atividades ainda serão definidas pela organização do evento | Foto: Site Oficial/Galpão Cine Horto

O projeto “Conexão Galpão”, promovido pelo Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão de Belo Horizonte (MG), chega virtualmente a Uberlândia em dezembro. A iniciativa trará uma formação para professores e arte-educadores, acompanhado de diversos espetáculos didáticos em datas ainda a serem confirmadas.

Devido à pandemia da Covid-19 e em respeito ao isolamento social, as atividades do projeto, que em Uberlândia são realizadas em parceria com o Grupontapé de Teatro, serão gratuitas na internet através das redes sociais do grupo uberlandense. Para participar, basta fazer a inscrição no link https://forms.gle/ZxyQny15p39tCsut8.

De acordo com o integrante do Grupo Galpão e diretor geral do Galpão Cine Horto, Chico Pelúcio, a relação do grupo teatral da capital com o da cidade de Uberlândia existe há muitos anos. Ainda segundo ele, a trupe belorizontina está frequentemente no município do Triângulo Mineiro.

“Eu digo que o Grupo Galpão tem uma casa em Uberlândia, que é a Escola Livre do Grupontapé. Uma parceria que existe há mais de 20 anos e que nos possibilitou desenvolvermos uma série de trabalhos em conjunto, que vão desde apresentações no espaço do grupo uberlandense, compartilhamento profissional, por meio da direção de alguns integrantes do Grupo Galpão em espetáculos do Grupontapé, entre outros”.

Conforme falou o diretor, os projetos de circulação do Cine Horto casam com os mesmos objetivos do Grupontapé, que são a formação de público, trabalho com crianças, escolas públicas e professores e levar o teatro ao espaço público, democratizando o acesso à arte. “Nós mantemos um diálogo e uma afinidade muito peculiar que faz do Grupontapé a nossa casa”, disse Chico Pelúcio.

Segundo o produtor cultural do Grupontapé Rubem dos Reis, essa parceria chega em boa hora, em um momento que o grupo uberlandense também realiza diversas ações na internet. “Estamos juntos nesta parceria virtual na intenção de beneficiar nosso público de alunos, ex-alunos e espectadores oferecendo a oportunidade de mais uma vez interagir com os projetos deste grupo teatral mineiro que é uma referência mundial e, assim, não interromper a tradição de recebê-los regularmente aqui em Uberlândia”, destacou.
 
PROGRAMAÇÃO
Previsto para acontecer inicialmente em novembro, a programação do projeto “Conexão Galpão” foi adiada para dezembro, ainda sem dias definidos. Para mais informações, acesse https://galpaocinehorto.com.br/projetos/conexao-galpao-2/. Confira as atividades previstas para o evento:

PAFT -  Programa de Ações Formativas em Teatro
Público: professores de artes ou de ensino regular, licenciandos interessados em arte educação.
 
ESPETÁCULOS                     
                                                                                                                 
Manga Mangueira Meu Pé de Brincadeira
Em torno de uma bela mangueira, tudo pode virar brincadeira. Uma menina, um menino da cidade e um macaco mergulham em uma divertida aventura, aprendendo a usar e reciclar os bens que a natureza oferece.
Com a temática do meio ambiente, o público se diverte com as músicas e as brincadeiras dos três personagens que ao longo da história nos revelam seus sonhos, suas fantasias e seus medos. O espetáculo chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e coleta de lixo.
 
Segunda Chamada
Jacinto, Babi e Dudão compartilham durante a escola as divertidas aulas de biologia e educação sexual, o movimento estudantil e também o bullying e a exposição na internet. A princípio desconhecidos, eles se reencontram aos 30 anos de idade numa seção eleitoral e, através de flashbacks, recordam as situações que viveram 15 anos atrás, quando saíram da escola. Assim, vão superando os desejos, expectativas e frustrações entre o período da adolescência e a vida adulta.


VEJA TAMBÉM:

Com novo formato, Paralela começa na segunda-feira (16)


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90