Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/11/2020 às 08h41min - Atualizada em 08/11/2020 às 08h41min

Centro de Psicologia da UFU reabre com atendimentos online à população

Atendimentos são gratuitos a toda a comunidade local e acontecem de acordo com a lista de inscritos e com o número de vagas disponíveis

DA REDAÇÃO
O Centro de Psicologia (Cenps) foi fundado em 1980 e é órgão complementar da Universidade Federal de Uberlândia | Foto: UFU/Divulgação
O Centro de Psicologia (Cenps), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU), retomou a agenda de atendimentos psicoterápicos de forma online. Os atendimentos são gratuitos a toda a comunidade local e acontecem de acordo com a lista de inscritos e com o número de vagas disponíveis.

No Cenps da UFU são oferecidos serviços de atendimento individual e em grupos a crianças, adolescentes, adultos e idosos. As abordagens terapêuticas praticadas no serviço são: terapia cognitivo-comportamental, psicanálise, psicodrama, histórico-cultural, neuropsicologia Clínica e gestalt-terapia.

Segundo o professor do IP e coordenador do centro, Ricardo Wagner Machado da Silveira, desde o início da pandemia, a UFU tem realizado ações para adequar os atendimentos à situação de isolamento social, como a criação do programa "Proteger-se", para atendimento da comunidade interna à instituição. Com a adequação da estrutura, o centro passa a atender, também, à comunidade externa à universidade. 

 
"As pessoas estão isoladas, sofrendo, não tendo a oportunidade de elaborar suas perdas emocionais, financeiras, de convivência. Com certeza, a reabertura do Cenps é mais uma das respostas que a UFU tenta dar, não só para comunidade interna, mas para toda a comunidade em relação ao cuidado em saúde mental que, neste momento, requer atenção especial", disse o coordenador.

Há pacientes, segundo Silveira, que preferem a psicoterapia online ao invés do atendimento presencial. “A psicoterapia online existe há muito tempo e agora ela está sendo muito mais solicitada. Tem uma série de cuidados e adequações que são necessários, mas sua eficácia é indiscutível”, complementou.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.  Para solicitar agendamento, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou pela secretaria virtual do Centro de Psicologia, clicando aqui.

Centro de Psicologia
Fundado em 1980, o Centro de Psicologia (Cenps), órgão complementar da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado ao Instituto de Psicologia, tem como meta principal ser um campo de práticas profissionais dos alunos do instituto nas áreas clínica, social, escolar e educacional e organizacional e do trabalho, além de oferecer serviços para a comunidade. O Cenps é referência para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e é um dos serviços do Hospital de Clínicas (HC) conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90