Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/09/2020 às 08h00min - Atualizada em 30/09/2020 às 08h00min

‘Grupontapé Convida’ recebe Eduardo Moreira em live

Grupo de Uberlândia conversará com autor e diretor teatral de Belo Horizonte

DA REDAÇÃO
Eduardo Moreira escreveu a peça “#Preciosas”, lançada pela companhia teatral uberlandense | Foto: Divulgação

Dando continuidade ao projeto “Grupontapé Convida”, a companhia teatral de Uberlândia contará com a participação de Eduardo Moreira, autor e diretor teatral do Grupo Galpão de Belo Horizonte (MG). A programação acontece nesta sexta-feira (2), às 20h, no canal do grupo no YouTube.

O foco do bate-papo desta semana será o trabalho do profissional como autor e dramaturgo, com uma abordagem sobre o tema da última montagem do Grupontapé, a peça “#Preciosas”, escrita por Moreira, e os processos que levaram à criação do texto. “Vamos falar sobre teatro e como a vida nos traz situações para a cena teatral”, disse a diretora e cofundadora da companhia, Katia Lou.

Ainda de acordo com Katia, a admiração pelo trabalho de Eduardo Moreira já acompanha o Grupontapé de Teatro há tempos. “Em 2013, tivemos a possibilidade de nos encontrarmos para um trabalho em parceria, e em 2014 estreamos o espetáculo ‘Por de Dentro’, com texto do Eduardo e minha codireção”.

Ela, que também é atriz, disse ainda que após o encontro que resultou no espetáculo teatral do grupo uberlandense, o grupo e Eduardo Moreira desenvolveram alguns trabalhos juntos. Com a parceria de Katia Lou, o diretor teatral colaborou na tradução do texto de “Tempos de Águas”, que foi montado pela companhia e dirigido por Inês Peixoto.

Além disso, Eduardo Moreira é o autor do livro “Grupontapé: A construção de uma maioridade”, lançado em 2018 em celebração aos 24 anos do grupo.

O PROJETO
As lives do Grupontapé Convida tiveram início na primeira quinzena de setembro. O projeto é uma continuidade da proposta de compartilhamento de processos artísticos da companhia, que além da troca de experiências, compartilha com o público o que está por detrás dos palcos, ou seja, nos processos que ocorrem antes da apresentação de um determinado espetáculo.

É umas das atividades do projeto “Grupontapé - Manutenção e Atividades Complementares”, aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que além da manutenção da equipe e atividades internas, previa apresentações teatrais e atividades formativas em cinco cidades de Minas Gerais (Uberaba, Araxá, Divinópolis, São João Del Rey e Barbacena), além de Uberlândia, que receberia uma intensa programação na Escola Livre. Todavia, com a pandemia, teve que ser reformulado para atividades no ambiente virtual, e esta é uma delas.

#PRECIOSAS
#Preciosas é uma adaptação das peças “Preciosas Ridículas” e o “Improviso de Versalhes”, originais do dramaturgo francês Molière, traduzidas aos dias de hoje. O enredo gira em torno de um grupo de teatro que prepara uma nova montagem e enfrenta inúmeros desafios, inclusive o de colocar em cena a história de duas preciosas ridículas da atualidade, refugiadas numa academia de ginástica, e que tramam um golpe, a partir de um aplicativo de encontros, para se tornarem ricas, poderosas e emergentes do mundo da fama. A história dessas personagens está baseada nas emergentes sugar babies, que estão em busca de homens que possam sustentar seus desejos e promover a elas a ascensão social.

SERVIÇO
O QUE: Projeto Grupontapé Convida: live com Eduardo Moreira
QUANDO: sexta-feira (2), às 20h
ONDE: Canal do YouTube do Grupontapé
GRATUITO


VEJA TAMBÉM:

Evento internacional terá representante de Uberlândia


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90