24/09/2020 às 07h16min - Atualizada em 24/09/2020 às 07h16min

Grupontapé de Teatro segue com atividades online

Companhia teatral de Uberlândia faz live com Babaya nesta sexta-feira (25)

DA REDAÇÃO
Babaya é preparadora vocal e diretora de texto | Foto: Reprodução Facebook

As atividades do Grupontapé de Teatro, companhia de Uberlândia, seguem a todo vapor. O “Grupontapé Convida”, que são lives realizadas no canal oficial do YouTube com a participação de profissionais do cenário teatral de todo o Brasil, segue para mais uma edição. Nesta sexta-feira (25), às 20h, o projeto terá a participação de Babaya, preparadora vocal e diretora de texto.

O bate-papo tem como objetivo proporcionar ao público uma troca de experiências e falar sobre os processos de criação vocal dos três últimos espetáculos do Grupontapé, nos quais os elencos contaram com a preparação de Babaya.

As lives “Grupontapé Convida” começaram na primeira quinzena de setembro. O projeto estreou com a participação da atriz, diretora e dramaturga Inês Peixoto, que atua no Grupo Galpão de Belo Horizonte (MG). Ela falou sobre o processo de criação do espetáculo “Tempos de Águas” do grupo uberlandense, escrito pela dramaturga argentina Patrícia Zangaro, dirigido por Inês Peixoto e estrelado por Katia Bizinotto e Katia Lou, atrizes fundadoras do Grupontapé.

“O projeto Grupontapé Convida é uma continuidade da proposta de compartilhamento de processos artísticos do grupo, que além da troca de experiências, compartilhamos com o nosso público o que está por trás dos palcos, ou seja, nos processos que ocorrem antes da apresentação de um determinado espetáculo”, explicou Katia Bizinotto.

O atual projeto faz parte de uma das atividades do Grupontapé, aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que além da manutenção da equipe e atividades internas, previa apresentações teatrais e atividades formativas em cinco cidades de Minas Gerais. Entretanto, com a pandemia, estas atividades precisaram ser reformuladas para ocorrerem no ambiente virtual.

Segundo Katia Lou, a live com Babaya será um compartilhamento artístico. “Isso porque vamos conversar um pouco sobre os procedimentos e ferramentas para o trabalho vocal e o estudo do texto para o ator, de fundamental importância para o teatro, e por meio do qual tivemos a felicidade de aprender e pesquisar sob o comando da Babaya nos espetáculos ‘Por de Dentro’, ‘Tempo de Águas’ e ‘#Preciosas’, ou seja, o Grupontapé vem desde 2014 conhecendo, aprofundando e usufruindo do estudo amplo e abrangente que a Babaya tem sobre o trabalho vocal”, complementou.

SOBRE BABAYA
Babaya é cantora, professora de canto, preparadora vocal, diretoria musical e diretora de texto. A profissional iniciou sua carreira na capital mineira, na escola Música de Minas, fundada por Milton Nascimento e Wagner Tiso em 1983.

Em 1991, a artista fundou a “Babaya Casa de Canto”, a primeira escola voltada exclusivamente para o aprimoramento do canto popular. Além de promover a formação de cantores amadores e profissionais, ela também coordena o grupo de estudos de fisiologia da voz, com sua equipe de professores de técnica vocal e com a participação de fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas especializados em voz.

O primeiro encontro entre o Grupontapé de Teatro e Babaya aconteceu durante a montagem da peça “Por de Dentro”. “A Babaya nos foi apresentada pelo Eduardo Moreira. Nós já conhecíamos o trabalho dela, mas ainda não tínhamos trabalhado juntas. Depois da montagem de ‘Por de Dentro’, os nossos trabalhos artísticos foram todos orientados pelo estudo de voz que a Babaya nos trouxe de forma mais aprofundada e precisa a cada encontro”, comentou Katia Bizinotto.

SERVIÇO
O QUE: “Grupontapé Convida: Live com Babaya”
QUANDO: sexta-feira (25), às 20h
ONDE: YouTube do Grupontapé de Teatro
GRATUITO


VEJA TAMBÉM:

Segunda edição do Te Vejo no Parque ganha data e line-up


Paralela convoca artistas para a edição de 2020

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »