Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/09/2020 às 08h09min - Atualizada em 23/09/2020 às 08h09min

Professor da UFU representa o Brasil em fórum do BRICS

Rodrigo Muñoz, do Instituto de Química, falará sobre a fabricação de dispositivos eletroquímicos com impressão 3D

DA REDAÇÃO
Participação do pesquisador ocorre durante evento nesta quarta-feira (23) | Foto: Comunica UFU

Acontece nesta semana, de 21 a 25 de setembro, o 5º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS, realizado de forma virtual devido à pandemia de Covid-19. O evento reúne pesquisadores e inventores dos cinco países que compõem a sigla: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Um dos participantes é o professor Rodrigo Muñoz, do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Neste ano, os temas estratégicos escolhidos foram inteligência artificial, ecologia e ciência dos materiais. Para cada, foram selecionados cinco jovens cientistas com até 40 anos de cada país. A escolha de Rodrigo foi feita pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele representa o país na área de ciências dos materiais e se apresentará nesta quarta-feira (23), às 10h10 (horário de Brasília), na palestra “Electrochemical devices enabled by 3D printing”.

“Falarei sobre a linha de pesquisa que desenvolvemos na UFU na utilização da impressão 3D para a fabricação de dispositivos eletroquímicos. Usando as mesmas impressoras 3D aplicadas à fabricação de protetores faciais e filamentos contendo grafeno, conseguimos fabricar sensores capazes de detectar metais em águas, etanol combustível, ou mesmo em resíduos de disparo de arma de fogo”, explicou o professor.

De acordo com o pesquisador, esses dispositivos também podem ser usados para análise de resíduo de explosivos, como TNT. Outra vertente do estudo é sobre análises clínicas. Segundo Muñoz, ainda há muita investigação a ser feita, desde novos materiais a serem empregados nestas impressoras, novos modelos de impressora e aplicações.

“A impressão 3D tem mostrado muitas possibilidades na construção civil, aeroespacial, automobilística e na área médica, seja na impressão de próteses como na impressão de tecidos humanos”, avaliou.

O Brasil, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, estabeleceu uma parceria com os demais países do BRICS para lançar, anualmente, um edital para projetos de pesquisas. Por isso, o fórum tem como objetivo aproximar os pesquisadores de áreas comuns para as parcerias futuras. 

* Texto retirado do portal Comunica UFU

VEJA TAMBÉM:

Uberlândia ultrapassa marca de 26 mil contaminados pela Covid-19


HC-UFU procura por família de mulher vítima de agressão em Uberlândia



 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90