04/09/2020 às 16h18min - Atualizada em 04/09/2020 às 16h18min

Construção da trincheira do Taiaman deve ser finalizada em junho de 2021

Obras sobre a BR-365 em Uberlândia já tiveram investimento de R$ 16 milhões; novo viaduto da Monsenhor Eduardo deve ser entregue no mesmo período

BRUNA MERLIN

A conclusão das obras da trincheira do bairro Taiaman e do novo viaduto sob a avenida Monsenhor Eduardo, em Uberlândia, está prevista para acontecer em junho de 2021. A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que administra os trabalhos.
 
A ordem de serviço para a construção da trincheira sobre a BR-365, na altura do bairro Taiaman, foi assinada em 2012. Mas os trabalhos no local só começaram no fim do primeiro semestre de 2019, após decisão em audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e outros representantes do Município e do Dnit.
 
Na época, ficou estabelecido que a previsão para o término e entrega da estrutura era de 18 meses, ou seja, dezembro de 2020. Entretanto, o prazo foi prorrogado para junho de 2021.
 
Ao Diário, o Dnit esclareceu que 68 pessoas estão empenhadas na construção. Cerca de 40% da terraplanagem e pavimentação, 15% de obras complementares e quase 30% da drenagem já foram concluídas. Além do término dessas etapas, o local ainda precisa receber a sinalização e obras de proteção ambiental.
 
Até o momento, foram investidos aproximadamente R$ 16 milhões e a expectativa é de que mais R$ 13 milhões sejam aplicados para a finalização da obra.
 
MONSENHOR EDUARDO
As obras de construção do novo viaduto da avenida Monsenhor Eduardo sobre a BR-365 foram iniciadas em abril deste ano. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, 35 trabalhadores foram empenhados e a estrutura também deve ser entregue em junho de 2021 à população.
 
Aproximadamente R$ 2 milhões já foram investidos no local e até a conclusão dos serviços deverão ser aplicados mais R$ 2 milhões, conforme apontou o Dnit. No local, ainda falta a finalização dos trabalhos de terraplanagem, drenagem, obras complementares, pavimentação, sinalização e obras de proteção ambiental.
 
O novo viaduto será construído ao lado do que já está instalado sob a avenida, denominado Viaduto Francisco Paulo dos Santos. A estrutura terá pilares mais afastados para que as pistas sejam duplicadas, possibilitando a criação de quatro faixas de rolamento. De acordo com o Dnit, isso desafogará o trânsito que se instala em cima do atual viaduto em horários de pico.
 
Assim que o viaduto for concluído, o antigo será demolido e o trânsito da avenida será desviado para a nova estrutura. A decisão de não reconstrução do viaduto atual foi tomada para que o tráfego de veículos na via, e também na BR-365, não seja suspenso.
 
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