Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/09/2020 às 08h05min - Atualizada em 04/09/2020 às 08h05min

Sintonia Cultural acontece entre 21 e 27 de setembro

Evento realizado em Uberlândia busca levar conhecimento da cultura indiana

DA REDAÇÃO
Programação reúne shows, oficinas e workshops voltados ao mundo indiano | Foto: Divulgação

Entre 21 e 27 de setembro, Uberlândia recebe o “Sintonia Cultura: Conexão Uberlândia-Índia”, que oferecerá gratuitamente diversas atividades online. O projeto é resultado do crescente interesse da cidade por aspectos milenares da cultura indiana, relacionados especialmente ao autoconhecimento, bem-estar e lazer.

Com coordenação de Lídia Tostes, o Sintonia Cultural tem como objetivo principal ampliar o conhecimento da filosofia indiana através de atividades práticas e lúdicas. “Vamos oferecer uma palestra sobre a cultura indiana com um dos profissionais de yoga mais respeitados da região”, disse.

Ainda segundo Lídia, o evento ofertará workshops sobre a culinária indiana e oficinas sobre dança, mantras, mandalas e massagem, além de contação de histórias para crianças e atividades para todos os gostos e faixas etárias.

O Sintonia Cultural terá também dois shows, sendo um deles com um grupo local e outro com um convidado de fora. “Ambos estão preparando um repertório exclusivo para nós. Também vamos promover uma feira online reunindo empreendedores do setor para oferecer produtos com preço diferenciado”, adiantou a coordenadora do evento.

Por fim, a semana terá ainda um apelo social. De acordo com Lídia Tostes, várias cestas de alimentos orgânicos e máscaras de proteção serão compradas e doadas. “São muitas ações e esperamos que as pessoas participem e percebam a sintonia cultural positiva que existe em diversos aspectos entre Uberlândia e Índia”, detalhou.
 
PROGRAMAÇÃO
 
21/09 – 20h – Palestra: A cultura da Índia antiga no mundo moderno com o professor Sérgio Carvalho – transmissão ao vivo pelo Youtube com interação para responder dúvidas dos participantes.
 
22/09 a 27/09 – os links serão enviados aos inscritos para participação em:
 

  • Workshop de Culinária Indiana: “Sintonia cultural na cozinha”. O Chef Zé Henrique convida o indiano Aditya Kashyap para prepararem cinco deliciosos pratos da cultura indiana, abordando a importância da seleção até o preparo do alimento, e revelando intersecções da culinária mineira e indiana.

  • Oficina: Dançando Mantras e Fusões Indianas com Carol Maha Shakti. Voltado para qualquer idade, a oficina contará com coreografias simples de Danças Circulares e Danças folclóricas que trazem a fusão das músicas indianas e brasileiras.

  • Oficina de Mantras com Christhian Beschizza e Carol Vaz do Grupo Alimento dos Deuses, que compartilharão suas experiências com a musicalização de mantras em sânscrito e tibetano, com participação do violinista Gustavo Dias.

  • Oficina de Mandalas como forma de meditação ativa com Julianne Marchioli e Amanda Borges, do Grupo Gaiattri: o que são mandalas, sua origem e benefícios serão alguns dos aspectos abordados, com sorteio da mandala produzida.

  • Oficina “Aprendendo e Praticando Massagem Indiana”. Nesta oficina, será possível aprender sobre a história da massagem ayurvédica, cuidados necessários e contra indicações, aplicação de massagem em dupla utilizando uma pessoa como modelo para demonstração das técnicas, e aplicação de auto massagem, com o professor Flávio Akira.

  • Contação da história infantil indiana: O Nascimento de Garuda, o Rei dos Pássaros, é a história que será apresentada por Vanessa Degani, do YogaKids. Durante a contação, haverá interação com movimentos e respirações para as crianças fazerem em casa.

 
24/09 – 20h – Pocket Show com Grupo Saravashivaya ao vivo no Youtube Livre Ser. O show será focado nas músicas do Grupo que representam a fusão entre Brasil e Índia.
 
26/09 – 20h – Show com Grupo Pedra Branca ao vivo no Youtube Livre Ser. Após dezoito anos de existência, o Grupo é hoje um dos maiores nomes brasileiros do “world music”.
 
SERVIÇO
 
O QUE: Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia
QUANDO: de 21 a 27 de setembro
ONDE: no Instagram @sintoniaculturaludi e no canal “Livre Ser” no YouTube
COMO PARTICIPAR: Para atividades ao vivo, basta acessar Livre Ser no Youtube. Para as demais, é preciso fazer inscrição clicando
aqui

VEJA TAMBÉM:

• Maestro graduado pela UFU fala sobre o estudo da música


• Center Shopping promove Festival Cine Drive-in em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90