01/09/2020 às 11h38min - Atualizada em 01/09/2020 às 11h38min

O que é preciso saber sobre a direção defensiva

PUBLIEDITORIAL

A PNL ou Programação Neolinguística é um conjunto de técnicas e ferramentas usadas para assumir o controle da sua mente, aumentar sua inteligência emocional e desenvolver percepções e comportamentos necessários para atingir seu potencial.

 

Segundo Fabiana Gomes, Vice-Presidente da Seven Proteção Veicular, é exatamente o controle de concentração da mente que motoristas devem buscar para aplicar as técnicas de Direção Defensiva. Fabiana também é especialista em Coach Business, Master Practitioner PNL e responsável pela criação de negócios de sucesso em áreas de tecnologia, mobilidade e comunicação, como a Revista Motorista de Sorte. “Com a PNL aplicamos uma metodologia que é capaz de gerar amplitude em sua visão de mundo, permitindo que você identifique e modifique padrões mentais, emocionais e supere suas limitações”, complementa.

 

Ela reforça ainda informações importantes sobre Direção Defensiva e como os motoristas devem agir para fazer um trânsito mais seguro e proteger a si mesmo e aos demais integrantes do trânsito urbano e rodoviário. “Estar protegido de fato, é, além de tudo, colocar em prática o que aprendemos ao tirar nossa CNH, os conhecimentos adquiridos sobre leis de trânsito, agir conforme a lei, e ter uma atitude preventiva, protegendo seu veículo e o veículo dos outros motoristas”.

 

Segundo o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, pesquisas realizadas apontaram os seguintes números sobre as principais causas de acidentes:
 
  • Problemas das vias: 6%
  • Problemas mecânicos: 30%
  • Problemas com o condutor: 64%

 

Dentre os principais problemas com o condutor temos:
 

  • Dirigir sob efeito de álcool e ou entorpecentes
  • Imprudência – excesso de velocidade
  • Imperícia – inexperiência ou falta de conhecimento do local
  • Negligência – falta de atenção, falha de observação
     

O condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. Ele não dirige somente, pois está sempre pensando em segurança, em prevenir acidentes, independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes. Dentre as diferentes técnicas de como conduzir defensivamente, existem várias precauções que devem ser tomadas ao iniciar uma jornada, mesmo sem ter conhecimentos especializados de mecânica, para evitar que se envolva em situações de risco, realizando um trajeto sem cometer infrações de trânsito, sem abusos com o veículo, sem faltar com a cortesia devida, sem envolver-se em acidentes. Pois, acidente evitável é aquele em que você deixou de fazer tudo que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo. Em resumo, direção defensiva é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas, erradas dos outros motoristas e das condições adversas que encontra-se nas vias de trânsito.

 

Outro fator importante quando se trata de direção defensiva é o seu caráter preventivo. Mesmo com a utilização de todas as técnicas e concentração, é importante que o motorista tenha seu veículo protegido. “Na Seven temos diversas opções para que o motorista faça sua proteção veicular, inclusive com programas que reconhecem bons condutores e dão acesso a parceiros que oferecem checkup preventivo”, lembrou Fabiana. 



Fabiana Gomes, vice-presidente da Seven Proteção Veicular

 

Além de garantir a proteção do veículo, é necessário que o motorista saiba quais são os deveres de um condutor defensivo:
 

  • Conhecer as leis e a sinalização de trânsito e obedecê-las sempre, em qualquer local e horário.
  • Usar sempre o cinto de segurança ou capacete com viseira ou óculos protetores e os demais equipamentos obrigatórios em bom estado de uso.
  • Conhecer o veículo que está conduzindo e saber usá-lo corretamente
  • Manter o veículo em boas condições de uso, abastecido de combustível, água e óleo
  • Prever situações inesperadas, estar sempre atento para ser capaz de evitar situações perigosas e os acidentes
  • Ser capaz de tomar decisões corretas e rápidas em situações de perigo
  • Nunca aceitar desafios ou provocações de condutores irresponsáveis. Deixe os apressadinhos passarem.
  • Não conduzir seu veículo cansado ou com sono, sob o efeito de álcool, rebites ou qualquer outra substância tóxica.
  • Não confiar apenas nas suas habilidades, os instrumentos do painel do veículo ajudam a tomar decisões corretas.
  • Procurar sempre estar atento ao que acontece à sua volta e certificar que estão vendo seu veículo e usar a sinalização de forma correta.

 

Dirigir defensivamente é, antes de tudo, ter consciência de que o nosso maior bem é a vida!



* Esta publicação é de responsabilidade do anunciante e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »