Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/07/2020 às 09h32min - Atualizada em 28/07/2020 às 09h32min

Abertura de novas empresas é cinco vezes maior que encerramentos durante a pandemia

Dados são do sistema Integrador da Prefeitura de Uberlândia; surgimento de MEIs tem mais que o dobro dos registros de baixas

DA REDAÇÃO

Manter a economia aquecida durante a pandemia da Covid-19 tem sido um dos grandes desafios enfrentados por todo o país. Entretanto, dados do sistema Integrador da Prefeitura de Uberlândia apontam que a formalização de novas empresas na cidade, sejam de pequeno, médio ou grande porte, foi cinco vezes maior durante o período: entre 20 de março e 21 de julho, houve 1.496 constituições contra 278 encerramentos. O sistema utilizado unifica informações entre o Município, Estado e União.

Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), o desempenho também foi bastante otimista. Neste segmento, cerca de 4.373 pessoas decidiram empreender, mais que o dobro das 1.644 que deram baixa no registro durante o mesmo período.

Considerando aberturas e baixas de empresas e MEIs juntos, Uberlândia registrou uma formalização de negócios três vezes maior que o número de fechamentos nos últimos quatro meses. Na cidade, foram 1.922 baixas contra 5.869 constituições, somando-se os dois segmentos.

Na última semana, o Município criou a plataforma “Mais Negócio”, uma página virtual que serve como espaço de divulgação para todos os tipos de negócios, com o objetivo de ajudar comerciantes e prestadores de serviços a anunciarem e ampliarem sua visibilidade. A iniciativa também oferece serviços de capacitação com foco em marketing digital e cursos profissionalizantes de maneira gratuita.

O projeto Agente Local de Inovação (ALI), que leva consultoria gratuita às micro e pequenas empresas em buscas de ideias e práticas inovadoras, também está à disposição dos empreendedores. Desde outubro do ano passado, 160 empreendimentos locais foram beneficiados. No segundo ciclo, cujas inscrições estão abertas, outros 180 negócios contarão com orientações profissionais para impulsionarem seus produtos.

Aberturas e baixas de 20 de março a 21 de julho de 2020:

 

Baixa Constituição
Total: 1922 Total: 5.869
Empresa: 278
MEIs: 1.644
Empresa: 1.496
MEIs: 4.373

 

VEJA TAMBÉM:

Cresce a procura por testes rápidos em farmácias de Uberlândia

Movimentos pró e contra Bolsonaro se mobilizam com outdoors em Uberlândia













 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90