Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/07/2020 às 08h00min - Atualizada em 23/07/2020 às 08h00min

Artistas locais promovem Mostra Virtual de Artes

Evento acontece nesta quinta-feira (23) e ajudará classe artístico-cultural de Uberlândia

DA REDAÇÃO
MOVA terá participação da atriz Cláudia Raia | Foto: Divulgação

Que a pandemia da Covid-19 trouxe grandes problemas para a classe artística de todo o país não é segredo para ninguém. Pensando nisso, artistas e produtores de cultura de Uberlândia e de outros locais do Brasil promovem, nesta quinta-feira (23), a primeira Mostra Virtual de Artes (MOVA). O evento é organizado pelo Movimento Cultura Luta (MCL) e busca angariar recursos para ajudar trabalhadores do setor da cidade.

O MOVA começa às 20h e será transmitido no canal do YouTube do MCL. Durante a live, cerca de 60 obras de arte que foram doadas ao grupo por artistas visuais estarão disponíveis na galeria virtual, podendo ser adquiridas para ajudar a causa.

As pessoas que tiverem interesse em um dos trabalhos também poderão adquiri-las na página do Facebook do MOVA. As obras têm um valor mínimo, mas por se tratar de um evento beneficente será possível doar mais do que o estipulado por cada peça.

Nomes como Inês Peixoto e Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Katia Bizinotto (Grupontapé), Flávio Arciole e Maria Célia Vieira, Edson Denizard e Luis Dillah, Luíz Salgado, Veruska Mendes, Cláudio Henrique (Grupo Strondum), Karine Telles, Cláudia Raia, Denise Fraga, Laila Garin, Matheus Natchergaele, Mateus Solano, Renato Borghi e Élcio Nogueira Seixas, Letícia Spiller, Jack Will, Wagner Schwartz, Jorge Farjalla, Lavínia Pannunzio e Henrique Portugal (Skank) têm participações confirmadas.

A apresentação será conduzida pela dupla de palhaçaria composta por Guilherme Almeida e Valéria Gianechini.
 
O MOVIMENTO
Para amenizar as consequências da pandemia, artistas e profissionais de cultura do município se uniram para enfrentar a falta de trabalho e, consequentemente, a não-remuneração da classe. Daí surgiu o Movimento Cultura Luta, com atuação contínua na cidade.

O grupo já realizou várias ações em âmbitos diversos, desde arrecadar alimentos e recursos até propor políticas públicas para dar suporte à classe artístico-cultural. A primeira ação foi a redação de uma carta, assinada por mais de 400 artistas, reivindicando um edital emergencial municipal específico para a classe. Depois, o cadastramento dos artistas e fazedores de cultura para a entrega de 350 cestas básicas de alimentos no mês de maio.

Agora, a principal meta do grupo é lançar um edital com base em um fundo privado de incentivo às atividades artístico-culturais. “Para isso, lançamos, ainda em maio, uma campanha para angariar o montante de, pelo menos, R$ 150 mil, que é nossa meta para um bom edital aos trabalhadores da cultura em Uberlândia”, informou Carlos Guimarães, um dos voluntários do movimento.

Para ele, a ação do governo municipal com o edital de emergência para auxílio o setor, embora bem-vindo, ainda não é suficiente para atender a demanda. “Por isso criamos uma campanha de doações para conseguir levantar o recurso e lançarmos um edital simplificado, em parceria com a Associação de Teatro de Uberlândia (ATU), que, somado a outras iniciativas, garantam um ‘respiro’ aos trabalhadores da cultura”, argumenta Carlos Guimarães.
 
DOAÇÕES
Qualquer pessoa ou empresa pode fazer a doação para o fundo privado do Cultura Luta. As informações constam no site do movimento, nas páginas do Facebook e Instagram, pelo e-mail 
[email protected] e pelos números de WhastApp: (34) 99232-0679, (34) 99118-6224, (34) 99222-0066 e (34) 99163-9081.

“Como esses recursos serão distribuídos para a cadeia produtiva da cultura em Uberlândia, lançaremos editais e regulamentos para que as ações sejam feitas da forma mais transparente possível. Vale ressaltar que apoios como esse proporcionam uma devolução à sociedade, pois os artistas estarão na ativa, produzirão mais e se farão ainda mais presentes nessa fase jamais imaginada que estamos atravessando”, ressaltou Kátia Bizinotto, atriz que também compõe o movimento.

VEJA TAMBÉM:

Incêndios em lotes vagos crescem mais de 50% em Uberlândia

Cadela Meli recebe implante de marca-passo em Uberlândia


















 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90