Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/05/2020 às 11h17min - Atualizada em 26/05/2020 às 11h17min

Meta de vacinação contra a gripe ainda não foi alcançada em Uberlândia

30 mil pessoas estão desprotegidas contra o vírus da Influenza; campanha vai até o dia 5 de junho

DA REDAÇÃO

A pouco mais de uma semana do fim da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, mais de 30 mil pessoas dos grupos prioritários estão desprotegidas contra o vírus da gripe em Uberlândia. Do total, 25 mil são crianças entre seis meses a menores de seis anos de idade.

A vacinação na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1 e H3N2) e B. Além disso, a vacina previne a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo vírus da gripe.

Durante a última fase da campanha, que se encerra no dia 5 de junho, podem se vacinar adultos de 55 a 59 anos, professores da rede pública e privada, crianças com mais de seis meses e menores de seis anos, gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas). O programa de imunização ressalta que mesmo com o andamento desta fase, pessoas dos grupos anteriores que ainda não estão protegidas devem se vacinar.

Segundo estimativa feita pela Prefeitura, a vacinação em crianças, gestantes e puérperas ainda não atingiu a meta estabelecida, que é de 90%. O índice de vacinação para este público-alvo segue abaixo de 50%. O município disponibiliza 74 salas de vacinação. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e em seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A vacinação não protege contra a Covid-19. A proteção é eficaz apenas para o vírus da Influenza. No entanto, assim como no caso do coronavírus, a transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. Ela também acontece pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Por isso, adotar hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente e cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao espirrar ou tossir é fundamental para evitar a propagação do vírus da gripe.


Confira abaixo a documentação necessária para vacinação:

Adultos de 55 a 59 anos

 
– identidade;
Professores da rede pública e privada

 
– crachá ou contra-cheque;
 Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade

 
 – cartão de vacina;
 
Gestantes 
 – caderneta da gestante ou exame que comprove a gestação;
 Puérperas
 (mulheres com até 45 do pós-parto)


 

– certidão de nascimento da criança;
 Pessoas com deficiência   –  laudo médico que comprove a deficiência ou comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentaria da pessoa com deficiência;

Onde vacinar?
 
Unidades Horário

UAIs Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto, Martins*exceto São Jorge e Morumbi
  das 8h às 20h
 Unidade Básica de Saúde (UBS)  das 8h às 18h  
 Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF)  Das 7h30 às 16h30h
 
















 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90