Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/05/2020 às 17h18min - Atualizada em 18/05/2020 às 17h18min

Uberlândia tem 459 pessoas infectadas pelo novo coronavírus

São mais de 2.500 casos suspeitos registrados; Prefeitura informa correção sobre número de casos descartados

DA REDAÇÃO

Uberlândia tem 459 pessoas infectadas pela Covid-19, conforme aponta o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta segunda-feira (18). O número de mortes pela doença segue em 13.

 

O 13º óbito foi confirmado na tarde de ontem. A vítima trata-se de um homem de 41 anos que já apresentava comorbidade e estava internado na rede pública de saúde do município. Devido ao número de casos e mortes confirmadas, a taxa de letalidade da enfermidade na cidade é de 2,6%.

 

Ainda de acordo com o boletim desta segunda, são 2.553 casos suspeitos registrados e um óbito segue em investigação. Em contrapartida, 3.242 outros casos foram descartados para a contaminação do vírus. Ao todo, 48 pessoas com sintomas da doença estão internadas nas unidades de saúde. Dessas, 21 foram hospitalizadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 27 em leitos de enfermaria.

 

ERRATA

Nesta segunda-feira (18), por volta das 14h, a Prefeitura de Uberlândia divulgou uma errata do boletim epidemiológico publicado no domingo (17). Ontem, o Município informou no levantamento que 6.856 testes já haviam dado negativo para a contaminação da Covid-19. Contudo, voltou atrás corrigindo a informação, alegando que eram 3.206 testes negativos até neste domingo.

 

No documento foi informado que os dados passaram por uma checagem criteriosa, sendo constatado que pessoas que já haviam sido testadas permaneciam na lista de suspeitos. Com isso, a Prefeitura solicitou a retirada destes nomes da contagem que, no domingo, foram adicionados aos casos negativos.

Errata foi publicada nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Uberlândia | Foto: Reprodução/Instagram

Na última semana, a falta de divulgação de dados do índice do novo coronavírus por parte da Prefeitura gerou questionamentos. O gabinete do vereador Adriano Zago (PDT) fez um ofício ao Executivo para que fossem informados os dados de distribuição geográfica de casos confirmados na cidade, registrados pela Vigilância Epidemiológica, com indicação de bairro e data. Além disso, solicitou a divulgação pública e acessível das informações. 
 

A transparência das informações também é cobrada pelo promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Fernando Martins, que informou à reportagem que iria instaurar procedimento para medidas que objetivam a divulgação dos dados sobre a situação pandêmica da Covid-19 tanto em Uberlândia, quanto em âmbito estadual.

 

O Diário de Uberlândia já procurou o Município em outras ocasiões para saber sobre a localidade de casos confirmados, pacientes que atestaram positivo para a doença, internações de pacientes suspeitos, se os que vieram a óbito apresentavam comorbidades e quais seriam elas. Contudo, não obteve as informações. Chegou ainda a manifestar sobre a falta de respostas à coordenação da rede de urgência e emergência e também à assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), porém sem respostas também.

 

Na página da Prefeitura, é possível saber apenas onde foram registradas as mortes confirmadas e parte dos casos hospitalizados. Os pacientes que acabaram falecendo são dos bairros Cidade Jardim, Jaraguá, Maravilha, Morumbi, Pacaembu, Pequis, Planalto, Santa Rosa, Vigilato Pereira, Centro e da zona rural. A localidade do 13° óbito não constava no sistema municipal até o fim da tarde. A Secretaria Municipal de Saúde informou que cinco óbitos foram de mulheres com idades entre 38 e 80 anos e outros sete de homens com 53 a 80 anos. 

 

OUTROS DADOS

Minas Gerais, tem 161 mortes confirmadas para o novo coronavírus. Os dados, que constam no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta segunda-feira, também revelam que já são 4.695 pessoas contaminadas.

 

Mais de 2.280 casos estão em acompanhamento no estado. Além disso, o levantamento também aponta que 1.254 pessoas já estão curadas no território estadual.

 

O Brasil acumula 16.118 óbitos atestados para a Covid-19, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) neste domingo (17). Já são 241.080 casos confirmados. O boletim atualizado desta segunda não havia sido divulgado até a publicação desta matéria.


VEJA TAMBÉM:

 
















 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90