Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/02/2020 às 08h00min - Atualizada em 28/02/2020 às 08h00min

Trupe de Truões abre vagas para aulas gratuitas de teatro

Oportunidades são para crianças e adolescentes da rede pública

IGOR MARTINS
Aulas acontecem entre março e dezembro em três unidades | Foto: Divulgação

A Trupe de Truões está com as inscrições abertas para aulas gratuitas de teatro para crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Uberlândia. São 50 vagas no total, sendo 25 para a turma do Clube Caça & Pesca, na zona sul da cidade, e 25 para o Instituto de Formação Vamos Crescer (IFVC), localizado no bairro Jardim Holanda.
 
As aulas fazem parte do projeto “Pé no Palco – fazendo teatro com a Trupe de Truões”, viabilizado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Os ensinamentos também acontecem na Organização Não-Governamental (ONG) Estação Vida, no Shopping Park, que já esgotou as 150 vagas ofertadas pela trupe.
 
De acordo com a coordenadora de comunicação do programa, Amanda Barbosa, a iniciativa busca trabalhar elementos do teatro nos participantes, envolvendo agilidade, concentração, coordenação e improvisações. “Este é o quinto ano do projeto. No último tivemos um retorno muito positivo das crianças participantes. A ideia é trabalhar a iniciação teatral, com elementos do teatro verbal e não verbal”, disse.
 
Ainda segundo a integrante do grupo, as aulas têm o objetivo de levar a arte para uma parcela da população que muitas vezes não tem contato com o meio cultural. Isso, na opinião da Amanda, se faz por meio do “fazer teatral” de maneira lúdica e sensível.
 
O CURSO
O “Pé no Palco” é gratuito para as crianças e adolescentes. As aulas acontecem uma vez por semana nas três unidades, com lições de duas horas no IFVC e na ONG Estação Vida e uma hora e trinta minutos no Caça & Pesca. Os ensinamentos começam a partir da próxima semana e seguem até dezembro, quando acontece a Mostra de Investigações Teatrais da Trupe de Truões.
 
A ideia da mostra é compartilhar todos os ensinamentos artísticos que foram trabalhados durante o ano junto com as crianças e adolescentes. As apresentações acontecem na sede do grupo, localizado no bairro Santa Mônica. A edição de 2019 contou com os espetáculos “Ivan e o Pássaro de Fogo”, “Os Gatos do Vizinho”, “Nossos Olhares Humanos”, “Cenas aleatórias que até Deus duvida, mas quer ver pra ter certeza”, “Flashback”, “Papel em Branco”, “Estação Vida Compartilha: Uma Manhã de Teatro” e “Depois das Dez”.
 
INSCRIÇÕES
Podem se inscrever no curso da Trupe crianças a partir de oito anos e adolescentes de até 15. As inscrições acontecem entre os dias 28 de fevereiro e 13 de março, por meio dos números 99171-6950 (WhatsApp) e 3237-9440. O participante pode escolher um dos locais disponíveis para fazer as aulas.
 

Local

Dia das aulas

Horário

Início das aulas

IFVC -  av. José Salvador Silva, 105 - Jardim Holanda

Quarta-feira

15h às 17h

04/03

Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia - av. Lidormira Borges do Nascimento, s/n, Rio Uberabinha

Segunda-feira

15h30 às 17h

16/03















 

 

 
 
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90