21/02/2020 às 14h32min - Atualizada em 21/02/2020 às 14h32min

Como aumentar o engajamento da sua marca: 4 estratégias para gerar resultados excepcionais

MATHEUS BERTOLUCI – AGÊNCIA SINNAPSE
PUBLIEDITORIAL
A internet tem fortalecido o sucesso de empresas que investem em Marketing Digital. Utilizar ferramentas inovadoras tem sido o grande diferencial no mercado. Afinal, não há barreiras no ambiente online que impeçam uma publicidade inteligente, capaz de expandir a marca e seu território. Entretanto, se sobrepõe quem efetiva as melhores estratégias para vender. Isto é, conquistar lucros após ganhar visibilidade, confiabilidade e engajamento. E é exatamente sobre isso que iremos falar hoje.

Descubra como aumentar o engajamento da sua marca: 4 estratégias para gerar resultados excepcionais.

Mas, o que é engajamento digital?
Engajamento digital representa o envolvimento do público-alvo com a marca na internet. Por mídias sociais, loja virtual, blog e etc. É a interação, o diálogo, o relacionamento, o compartilhamento de ideias. Isso é possível quando a marca é de fato reconhecida e encontrada. É imprescindível criar uma conexão com os usuários. Conteúdos a serem consumidos. Tudo sempre renovado e ativo, é claro. A frequência é crucial aqui, ok? O diálogo com o consumidor não pode ser perdido.

O trabalho efetuado pelas agências de Marketing Digital, por exemplo, viabiliza esse engajamento preeminente e vigoroso. Tratando com carinho a criatividade, sem abrir mão dos números estudados e o objetivo pautado no cliente. É um investimento com retorno certo! 

Todos os passos seguintes podem ser planejados pela agência de Marketing Digital, diminuindo gastos excessivos com publicidade e tempo empenhado nas estratégias online.

Conheça o público-alvo
O primeiro passo de qualquer projeto de vendas é conhecer o público-alvo. Uma vez que as estratégias são direcionadas a ele é essencial responder questões como:

·         Quais são suas necessidades?

·         Qual é seu estilo de vida?

·         Quais são seus principais objetivos?

Antes de apresentar uma solução é necessário identificar o problema em primeiro lugar. E não para por aí! Esse direcionamento ajuda a: mostrar como dialogar com os consumidores do segmento, que tom usar, como se aproximar deles e etc. 

Qualifique a audiência com o mapeamento de dados das plataformas. Note as redes sociais: como é a movimentação, como funciona a métrica; os questionamentos dos leads, o comportamento dos usuários. Os dados servem para identificar o público e aprimorar o planejamento. 

Criar buyer personas pode ser a saída quando o projeto está apenas no início ou há baixa interação nas redes para levantar essas informações.

Invista no Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é a ferramenta com altíssimo potencial de engajamento, isto se deve especialmente pela relevância dos conteúdos propostos. "É uma das melhores maneiras de conversar com o cliente de modo informal, atrativo.", diz o CEO da Agência Sinnapse, trazendo informações atuais e de seu interesse, de forma que se sintam estimulados a comentar, recomendar e confiar na marca.

Conteúdo criativo chama atenção e traz um novo olhar para empresa, além de ser premissa do Marketing Digital. Demonstra que assuntos inovadores podem surgir. Posts e tutoriais imperdíveis podem pintar no blog. Soluções valiosas podem suprir as necessidades. E que seu negócio não perde o timing de tudo que acontece em tempo real.

A personalização é uma forma de capacitar os conteúdos de maneira mais abrangente. Captando os variados perfis que compõem o seu público-alvo e assegurando que mantenham essa interação viva.

Abuse e use das redes sociais
As redes sociais capturam uma enorme fatia de leads e de engajamento no seu estado puro. Ao conhecer as funcionalidades de cada rede, perceberá que as mesmas dispõem ferramentas para dar aquele up no engajamento da marca.

·         Facebook: a maior rede social aumenta incrivelmente o potencial de relacionamento com internautas. Traz novidades frequentemente, inclusive para vendas, como o marketplace. 

Há também a fanpage, página com ações específicas de divulgação. Nela é possível delimitar a métrica na aba “informações”. Com dados como: pessoas alcançadas, pessoas envolvidas, alcance (de publicações), curtidas, compartilhamentos e comentários.

·         Instagram: uma das maiores redes de imagens em tempo real, o Instagram desenvolve forte envolvimento entre cliente e empresa pelo meio visual. Stories, vídeos e imagens atualizadas constroem uma nova dinâmica. 

Com ferramentas como o Simply Measured, o Keyhole e outras, se mede a presença da marca (Simply Measured), rastreia o progresso na plataforma e ainda tem o feedback para aperfeiçoar as publicações e interações.

·         Twitter: é fantástico poder se expressar em tão poucos caracteres. Além de se manter antenado pelos Trending Topics. As enquetes são perfeitas para gerar mais engajamento com o público. Os botões de curtir, retweetar, as hashtags, tweets fixos e vídeos promovidos fortalecem o nível de engajamento.

O ícone de conta verificada é um diferencial e tanto! Revela autoridade e ganha confiança dos seguidores.

Dialogue de forma autêntica
A autenticidade deve transparecer-se nas ações. Os princípios da empresa são introduzidos no comportamento na internet. Como isso é feito? Através da linguagem utilizada, na indicação de soluções, nas imagens empregadas nas redes sociais e vídeos. 

O engajamento depende muito da simpatia do público, da acessibilidade e de como a marca se posiciona na sociedade. Uma empresa que reprime seus funcionários publicamente ou que não proporciona bom atendimento certamente pode influenciar na escolha de uma compra.

Além disso, dialogar é fundamental para manter a ponte entre empresa e clientes. Esteja ativo em chats, vias inbox e respostas. Mire o engajamento e permaneça lado a lado com usuários, leads e clientes para o que der e vier. Nas compras, nas reclamações e nas dúvidas. Nunca fique indisponível, os bons resultados dependem disso.


*Essa publicação é de responsabilidade do anunciante e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia.



 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »