20/02/2020 às 11h00min - Atualizada em 20/02/2020 às 11h00min

Robert Downey Jr. surpreende em novo papel

Homem de Ferro sai um pouco de cena para dar espaço a um veterinário que conversa com os animais

FOLHAPRESS
Na dezena de filmes em que interpretou o Homem de Ferro no universo da Marvel, Robert Downey Jr. nunca viu seu personagem ser o grande líder dos Vingadores. Foi ofuscado pelo Capitão América. Agora, parece que ele inicia uma nova franquia, com direito a comandar uma equipe de heróis.

"Dolittle" chega a surpreender com o personagem do veterinário capaz de conversar com os animais. Criado em 1920 pelo escritor inglês Hugh Lofting, Dolittle já teve várias adaptações para o cinema. As mais notáveis foram com Rex Harrison, em 1967, e com Eddie Murphy, em 1998. A primeira era mais lúdica, mas comedida. Revista hoje, envelheceu mal, é um tanto antiquada. A versão de Murphy é mais histérica e desbocada, desprovida de qualquer charme.

Em "Dolittle", que estreia agora, o veterinário vive recluso em sua mansão desde a morte da mulher que amava. Na grande propriedade, um verdadeiro zoológico cumpre sua rotina. Dolittle divide a casa com Poly, uma arara mandona, Chee-Chee, um gorila medroso, Plimpton, uma avestruz, Yoshi, um urso polar que vive reclamando de frio, Tutu, uma raposa francesa, Jip, um vira-lata intelectual, Dab-dab, uma pata amorosa, e Betsy, uma girafa sem noção de seu tamanho.

Essa turminha frequenta o interior da casa, cuidando de um deprimido Dolittle. A vida desalentada do veterinário pode mudar quando ele é chamado para tentar salvar a rainha da Inglaterra. Vale dizer que a história se passa em algum ano indeterminado do século 19.

A rainha foi envenenada. Para fazer o único antídoto possível, Dolittle terá de viajar de barco até uma ilha nunca antes encontrada em busca de uma planta lendária. E assim o veterinário parte para o mar, levando sua equipe animal.

A viagem apresentará muitos perigos. Dolittle precisa enfrentar o homem responsável pelo envenenamento, Müdfly (o sempre ótimo Michael Sheen), um rei muçulmano, Rassouli (Antonio Banderas), e um tigre louco para acertar uma antiga desavença com o veterinário. São muitas cenas de ação.

As vozes que dublam os animais da turma de Dolittle formam uma constelação: Emma Thompson (que também é a narradora da história, como a arara Poly), Rami Malek, John Cena, Ralph Fiennes, Marion Cotillard, Tom Holland, Octavia Spencer e Selena Gomez.

Claro que o final é feliz e mostra como o bando animal funciona bem como equipe de heróis. E deixa clara impressão de que novas aventuras devem vir. Saem de cena o Homem de Ferro e os Vingadores. Entram em ação Dolittle e sua corajosa bicharada.

DOLITTLE
Produção: EUA, 2020
Direção: Stephen Gaghan
Elenco: Robert Downey Jr., Antonio Banderas, Michael Sheen
Avaliação: Bom




 





Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »