Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/01/2020 às 12h00min - Atualizada em 09/01/2020 às 12h00min

Verão requer cuidados básicos com o corpo contra as doenças sazonais

Especialistas de Uberlândia dão dicas de como prevenir problemas respiratórios e dermatológicos

SÍLVIO AZEVEDO
Thulio Marquez alerta sobre a importância de higienizar o ar condicionado | Foto: Sílvio Azevedo
O verão é um período do ano com muito calor, mas também com chuvas. E essa mistura de temperaturas faz com que muitas pessoas acabem sofrendo com algumas doenças, sejam respiratórias ou dermatológicas. Para evitar os sintomas causados pelo clima mais quente, o conselho de médicos, independente da especialidade, é manter hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, hidratação, uso de roupas mais leves, consumo de comida com menos gordura e menos fritura.

Nesses tempos quentes, mas úmidos, as pessoas que possuem doenças respiratórias como asma e o enfisema ganham um pouco de tranquilidade, já que a umidade do ar faz com que a drenagem da secreção do pulmão e os cílios que têm na árvore respiratória funcionem muito bem, diminuindo a quantidade de crises.

De acordo com o médico pneumologista Thulio Marquez Cunha, também há a diminuição nos casos de gripe e resfriados. “Como é muito quente, abre-se mais as janelas, não tem aglomeração de pessoas. E junta-se isso com o ar mais úmido, parece que a umidade é muito mais importante que a temperatura em si. Então isso acaba protegendo, de uma certa maneira, os pacientes”, explicou.

Thulio alertou sobre um equipamento bastante usado nas residências nesses tempos quentes, o ar condicionado. Utilizado para deixar o ambiente mais fresco, deve-se ficar atento sobre seu funcionamento, principalmente para as pessoas com doenças respiratória
.
“O ar condicionado desumidifica o ar. E alguns pacientes com doenças respiratórias têm uma sensibilidade com a mudança de temperatura, principalmente para o frio. Então, às vezes, esses choques térmicos podem fazer com que o paciente desencadeie uma crise, leve, mas pode desencadear”.

Higienizar o equipamento semanalmente ajuda no combate às doenças por infecções crônicas, de acordo com o pneumologista. “Acho que a coisa mais relevante do ar condicionado é a higiene. São duas coisas que devem ser observadas. A primeira é o filtro que tiramos para lavar no máximo a cada duas semanas. A outra coisa é a limpeza que deve ser feita por um técnico a cada seis meses”.

Aqueles pacientes com doenças respiratórias devem ter a chamada higiene ambiental. “Deve-se evitar cortinas, tapetes, carpete, limpar a casa com pano úmido e evitar a vassoura, tudo aquilo que for acumular poeira, evitar mexer com coisas há muito tempo guardadas, animais de estimação”, explicou Thulio Marquez.

Calor à flor da pele
Existem algumas doenças que pioram com o calor. Existem outras muito comuns, como o melasma, que dá no rosto de mulheres e incomoda bastante. “São manchas que ficam muito escuras com qualquer radiação solar, quando se expõe um pouco mais na praia e piscina. É uma questão mais estética, mas incomoda bastante”, explicou a dermatologista Juliana Guimieiro.

Outras doenças que se manifestam com o calor muito comuns nesse período do ano são o lúpus, miliária (brotoeja) e a rosácea. “Tudo que é induzido por raios solares acaba produzindo inflamação maior com mais exposição e temos uma piora no quadro, vamos dizer assim”, disse a dermatologista.

Entre os que mais sofrem com problemas causados pelo calor estão crianças, idosos e pessoas com a pele muito clara, que estão mais propensos à insolação, queimaduras solar e desidratação. Para Juliana Guimieiro, a prevenção é muito simples, bastando evitar a radiação solar em períodos mais fortes e se proteger.

“É importante diminuir exposição ao sol entre 10h às 16h. Sempre usar protetor solar com fator mais alto, reaplicando a cada três horas ou após entrar na água, usar proteção física, como chapéu, guarda-sol, roupas com proteção e sempre se manter hidratado”.

Em caso de algum problema, a dermatologista explica que é importante hidratar a pele e procurar um especialista, evitando o uso de receitas caseiras que podem causar inflamação mais séria.







 

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90