Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2020 às 14h16min - Atualizada em 07/01/2020 às 14h16min

Indústria de Uberlândia espera retomar crescimento neste ano

Diário ouviu o presidente da Aciub sobre as expectativas do setor para 2020

SÍLVIO AZEVEDO
Presidente da Aciub demonstra otimismo para o segmento industrial | Foto: Divulgação
Após um ano de mudanças no cenário político, com a posse do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil busca um maior ritmo de crescimento em sua economia. Uma das bases de sustentação são as indústrias e empresas, que geram milhões de empregos e boa parte do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro.

Em uma entrevista exclusiva para o Diário de Uberlândia, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Paulo Romes Junqueira, mostrou otimismo do setor para um crescimento nos próximos anos. Para isso, aponta, deve haver planejamento e o empresário estar preparado para aproveitar e acompanhar o crescimento econômico que ele projeta para o país.

Diário - Como está a expectativa do comércio e da indústria para o ano de 2020?
Paulo Romes -
Nós, da classe empresarial, tínhamos uma expectativa de que a retomada do crescimento já começasse em 2019, com as grandes mudanças, considerando a mudança de governo, no próprio ânimo de investidores externo e interno. Isso não aconteceu de imediato, no ano de 2019 não teve essa representação de crescimento que nós imaginávamos. Porém, em 2019 nós começamos uma retomada do crescimento pequena, tímida, mas já recomeçou.

Então essa expectativa ficou para esse ano?
Essa expectativa que nós tínhamos em 2019, estamos transferindo para 2020, baseado no governo estar fazendo o dever de casa dele, com as reformas. Uma das reformas, que era uma das mais difíceis a meu ver, que é a da Previdência, já passou. Temos a expectativa de aprovar a reforma tributária já no primeiro semestre deste ano, que é uma promessa do governo e do Congresso Nacional, e a gente acredita que vai acontecer. Portanto, acredito que esse ano devemos crescer por volta de 2% a 2,7% em relação a 2019, que já tem um indicativo importante na retomada do crescimento.

Então será um crescimento mais modesto?
Uma observação importante, a indústria não está imaginando um crescimento violento como foi em tempos passados não. Será uma retomada pequena, porém, constante. A gente acredita que nos anos de 2020, 2021 e 2022 nós vamos experimentar crescimento aí, em um desses anos podendo chegar até a casa de 4% a 5% de crescimento em 2021 e 2022. É uma retomada do crescimento significativa por ser constante.

Como as empresas devem agir para melhorar o crescimento com o país se recuperando lentamente?
Qualquer recuperação da economia alguém vai beber essa água limpa. Tanto na indústria quanto no comércio, quem vai se beneficiar é quem conseguir apresentar o melhor nível de inovação, dos pontos de vista de produto e de processo para melhoria de resultados. A palavra ordem é ser muito inovador para que você possa conquistar esse cliente cada vez mais exigente. Nem todos vão aproveitar esse crescimento. Só vai aproveitar quem estiver preparado para ele. 

E como que o empresário deve se preparar?
Preparar não é só investir. No meu entendimento os investimentos têm que ser feitos de acordo com a demanda. Aquilo que for demandado do seu negócio você vai fazer investimento. Não faça investimento antes não. Você não pode entrar devendo. Tem que controlar suas contas, suas despesas. Investir de acordo com o que for demandado.

O que dizer para os comerciantes e empresários sobre o ano de 2020?
Quero deixar uma palavra final e firme de otimismo. nós estamos otimistas, porém um otimismo baseado em fatos. Otimismo e pé no chão. Duas coisas. Seja otimista, prepare-se para crescer. Prepara em todos os aspectos porque o crescimento virá, mas cresça com pé no chão e talvez o crescimento vem, mas você já foi levado pela onda. Então não adianta você ser levado pela onda e já estar morrendo afogado quando o crescimento vier.







 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90