Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/12/2019 às 09h30min - Atualizada em 15/12/2019 às 09h30min

Elencos mesclam experiência e juventude

Meta das equipes da região é permanecer na divisão de elite e conquistar vagas para as competições nacionais de 2021

ÉDER SOARES
URT quer voltar a ter papel de protagonista na elite do campeonato do estado | Foto: Toninho Cury/Divulgação
O Campeonato Mineiro – Módulo I começa no dia 22 de janeiro e enquanto os dias vão correndo até o começo do certame, as equipes da região seguem as preparações a todo o vapor. URT de Patos de Minas, Patrocinense e Uberlândia Esporte Clube (UEC) apostam na mescla entre veteranos e jovens promessas para a formação dos seus elencos.

Das três equipes, o Patrocinense é o único que terá calendário cheio em 2020, com a disputa também do Campeonato Brasileiro Série D, a partir do início de maio. Para a temporada, a equipe renovou contrato com o técnico Thiago Oliveira, de apenas 38 anos, que comandou o time na Série D deste ano. Nativo do futebol paulista, no qual foi jogador do São Paulo e outros grandes do futebol brasileiro, Oliveira está confiante na montagem do plantel.

“Vejo que estamos no caminho certo, fazendo um trabalho com muito critério e tendo todo o suporte da diretoria. O time tem jogadores experientes e jovens que buscam algo no futebol, e isso é muito importante. Temos muito trabalho pela frente, tanto na parte física quanto taticamente. O Campeonato Mineiro é muito difícil e não se pode vacilar em momento algum, principalmente na preparação”, disse.

No elenco, o CAP manteve a experiência do volante Mário César, de 38 anos, que é ídolo da torcida e vai para a sua quarta temporada vestindo a camisa grená. O jogador disputou o Campeonato Amador de Uberlândia deste ano pelo América, conquistando o título. “O Campeonato Mineiro é uma competição que requer bastante cuidado, e a preparação deve ser bastante criteriosa como está acontecendo aqui no Patrocinense. Acho que estamos com um time forte, que mescla experiência e juventude e isso é muito importante para o equilíbrio de uma equipe. Estamos muito motivados e confiantes no trabalho”, afirmou Mário.

Outra aposta está na experiência do goleiro Thiago Passos, de 33 anos, que vem do futebol paulista, onde atuou por Rio Claro, São Bernardo, Penapolense, São Caetano, entre outros. Com origem na base do Vasco, o meia Igor Alves, de 31 anos, e que estava no futebol do Nordeste, é outra aposta.

Já falando de juventude, o CAP conta até o momento com dez atletas com idades até 25 anos, em um total de 28 jogadores. O atacante Danielzinho, de 23 anos, é um dos remanescentes da última temporada e agrada em muito ao torcedor do Patrocinense. O meia Leo Costa, de 23 anos, é indicação do técnico Thiago Oliveira e vem do futebol paulista, onde defendeu equipes como o Rio Claro e Independente de Limeira.

URT
O Trovão Azul de Patos de Minas foi bicampeão do interior nos anos de 2016 e 2017 e disputou as quatro últimas edições do Brasileirão Série D. Nos dois últimos anos, fez campanhas irregulares no Mineiro e por muito pouco não foi rebaixado em 2019. Para mudar o quadro, voltar a ser protagonista na elite estadual e conseguir classificação para o nacional de 2021, a diretoria aposta no retorno de um velho conhecido. O técnico Ademir Fonseca, que neste ano subiu o Uberlândia Esporte, está de volta à capital do milho. Fonseca comandou o Azulão no título do interior de 2016.

Mostrando a confiança de sempre, Ademir garante que a URT terá um time organizado e que voltará a brigar pelas primeiras posições. “A URT é um clube de tradição e altamente respeitado pelos adversários, e é assim que deve ser. Estamos, neste momento, intensificando a parte física e com a realização dos primeiros amistosos já delineando o nosso modelo de jogo. O time é mesclado com atletas mais rodados e jovens promessas. É dessa forma que eu gosto de trabalhar”, disse.

Em relação ao elenco, a URT se renovou completamente e contratou 28 jogadores até o momento. O meia Carlos Magno, de 33 anos, esteve no UEC neste ano, e retorna para o clube de Patos depois de quatro anos. Ele esteve no grupo patense campeão do interior em 2016. “Estar de volta à URT é uma alegria muito grande, pois aqui vivi grandes momentos. É um time que está tendo um equilíbrio entre experientes e jovens. Nosso time será muito competitivo, tenho certeza disso”, afirmou o meia.

Outro atleta rodado que chega para ajudar o Trovão Azul é o goleiro Leo, de 28 anos, com passagens por equipes do Nordeste, entre elas o Ferroviário (CE) e Náutico (PE). Partindo para a juventude, o clube trouxe dois jovens que neste ano vestiram a camisa do Uberlândia no Módulo II, casos do volante/lateral Jefinho, de 24 anos, e o atacante Fernandinho, de 21 anos. O lateral Caio Felipe, de 20 anos, foi formado nas categorias de base do Sport Recife e disputará pela primeira vez uma competição fora do seu estado.
 
VERDÃO
Uberlândia Esporte Clube iniciou pré-temporada no final de novembro | Foto: UEC/Divulgação
 

Em pré-temporada no CT Ninho do Periquito desde o final de novembro, o Uberlândia Esporte é a equipe da região que mais está investindo em jovens promessas, principalmente os formados nas categorias de base do clube, diferentemente dos rivais, que não disputam o Mineiro da categoria sub-20. Ao todo, do plantel de 20 jogadores, 16 são da casa.

As promessas têm faixa etária de 20 anos, e para dar o suporte necessário a eles, o clube trouxe jogadores rodados pelo futebol brasileiro e que, principalmente, conhecem o Campeonato Mineiro, assim como o treinador Felipe Surian, de apenas 37 anos. Alguns jovens já integraram o time profissional, como o goleiro Vinicius, os zagueiros Victor Hugo e José Victor, e o volante Luís Alexandre, que neste ano conquistaram o acesso para a elite mineira.

“Eu gosto de trabalhar com atletas que estão começando e o Uberlândia vem fazendo este trabalho de lapidação de jogadores, o que é muito importante. Certamente, eles terão oportunidades de mostrar o talento que têm e estaremos atentos a isso, é claro, juntamente com os atletas mais rodados e que saberão também orientar estes jovens. Dessa forma, teremos um time bastante equilibrado para fazer uma grande campanha e conquistar todos os objetivos do clube, que são os de chegar às semifinais e conquistar as vagas para as competições nacionais”, disse Felipe Surian.

Alguns dos encarregados de guiar as jovens promessas do Verdão são o goleiro Rafael, campeão brasileiro pelo Fluminense (RJ) em 2010, o zagueiro Plínio, campeão do interior pela Caldense em 2015, Rogério, zagueiro que parte para a sua sétima temporada no Verdão e que é bicampeão brasileiro da Série B por Portuguesa (SP) e Joinville (SC), o volante Leandro Salino, que tem no currículo a disputa de sete edições da Champions League, além do centroavante Tiago Amaral, quarto maior artilheiro na história do futebol carioca no século XXI.

O volante Luís Alexandre, cria da casa, foi titular no Módulo II e garante que está pronto para ajudar novamente o Verdão. “Nós, mais jovens, estamos muito à vontade com a presença de tantos atletas renomados e que estão nos passando as suas experiências. Acho que é assim que se forma um grupo vencedor. Estou ansioso para começar a competição e que possamos dar muitas alegrias para os nossos torcedores.”
 
FÓRMULA MINEIRO

Na primeira fase do campeonato, as doze equipes irão jogar entre si, em turno único. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais. A novidade é que em 2020 o certame terá a disputa do Troféu Inconfidência, com as equipes que terminarem a fase classificatória entre quinto e oitavo colocados. Eles jogarão em sistema de semifinal e final.

Depois, o campeão do Troféu Inconfidência e o campeão Mineiro do interior disputarão o título da Recopa. O presidente da FMF, Adriano Aro, irá tentar junto à CBF mais uma vaga para Minas Gerais na disputa da Copa do Brasil, para a edição 2021.
 
PRIMEIRA RODADA
21/01  19h15  Uberlândia      x          Atlético
21/01  20h      Coimbra          x          URT
22/01  17h      América          x          Caldense
22/01  20h      Cruzeiro          x          Boa Esporte
22/01  20h      Tupynambás   x          Tombense
22/01  21h      Patrocinense   x          Villa Nova 









 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90