Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/12/2019 às 17h03min - Atualizada em 13/12/2019 às 17h03min

Fim de semana continua com previsão de tempestades para Uberlândia

Mais de 230 milímetros de volume de chuva já foram registrados desde o início de dezembro na cidade

DA REDAÇÃO
Céu coberto por nuvens marcará o fim de semana | Foto: Diário de Uberlândia
Dezembro já está quase na metade e a previsão apontada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de que chuvas acima da média histórica seriam registradas no último mês do ano em Uberlândia, está se cumprindo. Desde o início de dezembro até esta sexta-feira (13) já foram computados mais de 232 milímetros de volume de precipitações, quase 70% do esperado para o mês. A tendência é que esse número continue aumentando já que a previsão do tempo aponta grande probabilidade de chuva para o fim de semana

Novas tempestades a qualquer hora do dia e acompanhadas de trovoadas, raios e rajadas de vento são previstas para este sábado (14) e domingo (15), de forma isolada, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec). A previsão ainda aponta que pode chover cerca de 20 milímetros de chuva só no sábado. Durante os dois dias, o céu ficará coberto por nuvens.

Ainda de acordo com o Cptec, amanhã os termômetros podem variar entre 17ºC e 27ºC. Já no domingo, as temperaturas mínimas seguem em 17ºC e as máximas caem para 25ºC. Devido às constantes chuvas, a umidade relativa do ar pode chegar a 90% pela manhã e 60% no decorrer da tarde.

CUIDADOS
Infelizmente, devido ao excesso de chuvas, diversas ocorrências de alagamentos estão sendo registradas em Uberlândia nos últimos dias. Hoje, a cidade tem 43 vias consideradas pontos de alto risco de alagamento e para tentar diminuir os transtornos e perdas durante as tempestades, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros alertam a população para futuras ocasiões. Confira abaixo algumas dicas.

- Evitar os pontos de alto risco como as avenidas Rondon Pacheco, Anselmo Alves dos Santos, Getúlio Vargas e travessias do Córrego Lagoinha e Córrego do Lobo.

- Se estiver de carro, a recomendação é que opte por rotas alternativas seguras.

- Se estiver parado e o local começar a alagar, procurar estacionar em local elevado.

- Caso não seja possível o motorista e os passageiros devem deixar o veículo e seguir para um lugar seguro, se a água atingir o assoalho do carro ele vira um barco e é arrastado pela correnteza.

- Se estiver dirigindo durante a chuva em ruas ou rodovias alagadas ou com lamina d’agua, diminua a velocidade e mantenha distância de segurança do veículo da frente.

- Durante as chuvas evite o contato direto com a água contaminada dos alagamentos  e enxurradas, pois pode provocar doenças.

- Auxilie as pessoas necessitadas de socorro ou de resgate na sua vizinhança até a chegada do socorro.








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90