Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/12/2019 às 09h00min - Atualizada em 11/12/2019 às 09h00min

Gabriela Dionisio e Beth Shimaru fazem exposição juntas em Uberlândia

Exposição apresenta um recorte das pesquisas poéticas de conclusão de curso sobre o corpo e seus afetos

DA REDAÇÃO
Exposição fica aberta até o dia 14 de janeiro na galeria ITV Cultural | Foto: Núbia Mota/Divulgação
Quando a estudante de artes visuais Gabriela Dionisio foi em uma coletiva no Mercado Municipal, em 2018, ficou atraída pelas obras de outra artista, Beth Shimaru. À época, a estudante não sabia que Beth frequentava o mesmo curso dela na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E o tempo se encarregou de coloca-las frente a frente em sala de aula, em algumas disciplinas em comum.

Agora, prestes a se formar, as duas dividem a galeria ITV Cultural, com a exposição “Afetos do Corpo”, aberta à visitação até o dia 14 de janeiro, com entrada franca.

Nesta exposição, Beth Shimaru e Gabriela Dionísio apresentam um recorte das pesquisas poéticas de conclusão de curso sobre o corpo e seus afetos. Segundo o orientador delas, Rodrigo Freitas, cada uma investiga, a seu modo, o corpo como elemento de representação social e atuação simbólica. “As pinturas de Gabriela expõem as dualidades de um corpo não binário, no qual confluem masculino e feminino, prazer e dor, morte e vida. Já Beth nos apresenta um pouco da sua coleção de afetos por meio do desenho e da aquarela”, disse o pesquisador.

Como suporte do trabalho, Beth, natural de Uberaba, utilizou pastas de arquivo, onde pintou situações do cotidiano, como filtros de barros, triciclo, álbuns de família e animais do seu convívio. A ideia surgiu, quando ela encontrou pastas usadas jogadas no lixo do campus Santa Mônica da UFU, em uma prova clara dos tempos modernos, em que tudo é digitalizado. Na delicadeza dos traços, feitos com pigmentos dissolvidos em água, o que caracteriza a aquarela, e em pastel, a artista literalmente guarda as relações de afeto, como forma também de tocar as memórias do espectador.

Gabriela Dionísio, vinda de Guarulhos (SP), traz para a exposição três telas em acrílico, sendo uma em dupla, com imagens de corpos andrógenos. No trio de trabalhos, ela propositalmente usou pouca tinta, na tentativa de mostrar como se deu cada pincelada. Para a artista, trabalhar com o corpo é recorrente em suas obras, principalmente o corpo masculino. Mas não o corpo padrão, com as expectativas que temos sobre a masculinidade. Ele ilustra corpos com uma essência feminina, com fragilidade e sensibilidade muito grandes.

“Afetos do Corpo” faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (Nuppe) do Instituto de Arte da UFU, coordenado pela professora Aninha Duarte.
 
SERVIÇO
O QUE: exposição “Afetos do Corpo”
ARTISTAS: Beth Shimaru e Gabriela Dionisio
QUANDO: até 14 de janeiro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
LOCAL: ITV Cultural (Av. Getúlio Vargas, 869, Centro)
ENTRADA FRANCA









 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90