06/12/2019 às 08h26min - Atualizada em 06/12/2019 às 08h26min

Assentamento Glória recebe iluminação LED e aquecimento solar

Para ser beneficiada, a residência deve ter energia elétrica ligada ao padrão da CEMIG

SÍLVIO AZEVEDO
Sebastião recebeu a agente da Cemig para a troca das lâmpadas | Foto: Sílvio Azevedo
Os moradores da região do Glória que já fizeram o cadastro junto à Cemig e instalaram padrões de energia elétrica da concessionária começaram a receber lâmpadas de LED para substituir as comuns - fosforescente ou florescente, que consomem mais energia elétrica. Das 2.300 famílias que moram no local, cerca de 800 já se cadastraram e receberam a energia da Cemig, deixando de lado as ligações clandestinas, os conhecidos “gatos”. 

A ação faz parte do projeto Cemig nas Comunidades, ligado ao programa de eficiência energética da empresa, que trabalha no combate ao desperdício de energia elétrica. Em Uberlândia, cerca de 6.500 famílias de baixa renda deverão ser beneficiadas com a troca das lâmpadas. Ao todo, serão distribuídas 32,5 mil unidades.

O aposentado Sebastião Fagundes Jaques foi um dos beneficiados pelo programa. Após oito anos morando no Glória, sendo um dos primeiros a se instalar no local, colocou um padrão de energia e já recebeu a visita de uma agente da Cemig que realizou a troca e instalação de cinco lâmpadas de LED. “Agora economizarei bastante, já que essa lâmpada de LED gasta só 5% do que as demais consumem. Antigamente tinha essas lâmpadas de 60W, 120W, que gastam muito mais. Então vai ser uma economia muito boa. Para nós que somos pobres, quanto menos gastar, melhor”.

Além da economia com as lâmpadas, a instalação da energia da Cemig também trouxe benefícios para a casa do aposentado. “Quando tinha o gato as coisas viviam queimando. Agora a gente pode comprar sem problemas, porque antigamente, só queimava, além de ter dias que não tínhamos energia. Com essa energia boa, agora dificilmente terei problemas de novo”.

Quem também foi beneficiada foi Kessia do Carmo Reis, uma das primeiras moradoras a aderir ao programa no bairro, que está em processo de regularização fundiária urbana. Após a instalação do padrão, além das lâmpadas de LED, ela e a família receberam sistema de aquecimento solar para aquecer a água do chuveiro. 

“Melhorou muito porque nossa luz era precária e com o aquecedor solar está muito melhor. Está ajudando demais. O meu restaurante também foi beneficiado com esse programa já que agora a geladeira funciona normalmente, sem problemas com as quedas de energia”.

Segundo o agente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues, é importante os moradores aderirem para receber as melhorias na energia elétrica, mais limpa e segura. “O projeto visa levar o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdício para que todos usem energia com conforto e qualidade de vida nas residências. Serão 6,5 mil famílias de Uberlândia que receberão o benefício. Fazemos a visita às famílias levando orientações de como economizar e falamos sobre a importância da substituição das lâmpadas”.

Sobre a parte do projeto que contempla os moradores com a instalação do sistema de aquecimento solar, Ivan Magela afirma que é uma ação específica para o Glória. “O morador será contemplado com o sistema de captação e encanamento, além do chuveiro adequado para se utilizar com a energia aquecida pelo calor do Sol. Todo o projeto é custeado pela Cemig, desde o material até a instalação, que reduz consideravelmente o consumo do chuveiro, que é o maior vilão da casa”.

Durante as visitas, os agentes da Cemig também verificam a condição das geladeiras das residências. Com as informações em mãos, será feita uma triagem e as unidades que estiverem em situação mais crítica serão substituídas gratuitamente pela concessionária. Os refrigeradores e lâmpadas ineficientes são recolhidos e destinados à reciclagem.




 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »