Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/11/2019 às 07h50min - Atualizada em 21/11/2019 às 07h50min

Uberlândia recebe concurso nacional de piano

Ao todo, 93 jovens pianistas vindos de diferentes estados brasileiros competem no sábado e no domingo

ADREANA OLIVEIRA
Sandra Mohr é a pianista homenageada desta edição | Foto: Divulgação

De sexta (22) a domingo (24), Uberlândia recebe 93 jovens pianistas da cidade e outros municípios mineiros e ainda dos estados de Goiás, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Eles chegam para o 17º Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli.

As provas serão realizadas no sábado e no domingo no Cine Teatro Nininha Rocha, que já funciona no espaço do novo Centro Cultural, onde era o antigo Fórum. As categorias são piano solo Infantil 1, Infantil 2 turnos 1 a 3; piano solo turnos 4 e 5, piano a quatro mãos e Música de Câmara.

Amanhã, às 15h, a homenageada desta edição, Sandra Mohr (RS) se apresenta e profere palestra no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli (CEMCPC). Mais tarde, às 20h, no Teatro Municipal, é a vez da pianista Araceli Chacon se apresentar. Ex-professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com carreira internacional, ela é muito estimada no circuito uberlandense.

Todas as atividades têm entrada franca e os vencedores serão conhecidos na manhã de domingo. Realizado pelo CEMCPC, o projeto busca fortalecer o estudo da música instrumental erudita, especialmente no repertório de piano. Projetado em 1998, A partir de 2000 as inscrições foram abertas para todo o estado, e já em 2006, o evento contou com participação nacional.

Atualmente o Concurso de piano conta com participações de alunos de todo Brasil, e busca convidados de renome  para serem membros da banca examinadora, a fim de uma maior contribuição na educação e formação musical dos alunos participantes. Nesta edição, os examinadores são Araceli Chacon, Sandra Mohr e Luiz Guilherme Pozzi.

O Concurso consta de uma única fase, sendo obrigatória, para as provas de todos os níveis, a inclusão de uma peça de compositor brasileiro. A cada edição, é selecionado um compositor, o qual é homenageado pelos estudantes participantes do evento. No ano de 2019 o Concurso de Piano está homenageando a compositora Sandra Mohr, compositora que vem se destacando no cenário da música brasileira.
 
HOMENAGEADA
Sandra Mohr é pianista, compositora e arranjadora. Obteve o título de Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2002. Como formação complementar, estudou violino, canto lírico, composição e regência. Em 2000, foi vencedora do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Trabalhou como pianista e professora de piano em diversos festivais de música nos três estados sul brasileiros. Atuou como solista em diversas orquestras nestes estados. Desde 2011 dedica-se à carreira de pianista solista. Em 2012, realizou a turnê sul-brasileira “Gênios Românticos”, apresentando peças virtuosísticas de compositores como Chopin, Liszt e Rachmaninov. Em 2013 estreou na Europa com recital em comemoração ao ano Brasil-Alemanha. No ano seguinte passou uma temporada na Alemanha, se atualizando. Desde o início de 2015, residindo no sul do Brasil, se dedica ao projeto de formação de uma nova orquestra em sua cidade natal, a Santa Cruz Filarmonia, à carreira de pianista e também às suas próprias composições.

De 1992 a 2008 atuou como professora concursada na Universidade Federal de Uberlândia, exercendo atividades administrativas, didático-pedagógicas, artísticas e científicas. Vem lançando seus cds, com gravações ao vivo, de recitais realizados no Paul Recital Hall, situado no complexo Lincoln Center Plaza de New York.

Confira no site do Diário de Uberlândia a programação complesta desta 17ª edição do Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli.

PROGRAMAÇÃO O 17º CONCURSO NACIONAL DE PIANO CORA PAVAN CAPPARELLI
SEXTA (22)
Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli
15h Recital – Palestra com a compositora homenageada Sandra Mohr

Teatro Municipal de Uberlândia
20h – Recital de abertura com a pianista Araceli Chacon


SÁBADO (23)
Cine Teatro Nininha Rocha (Centro Cultural de Uberlândia - antigo Fórum)
8h provas Categoria Piano Solo (Turno Infantil I, Infantil II, Turnos 1 a 3)
14h provas Categoria Piano Solo (Turnos 4 e 5)
17h30 Premiação Categoria Piano Solo

DOMINGO (24)
8h provas Categoria Piano a 4 mãos e Categoria Música de Câmara
11h30 Premiação









 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90