Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/11/2019 às 07h51min - Atualizada em 20/11/2019 às 07h51min

Uberlandense lança projeto artístico em Uberlândia

Das garrafinhas para os livros divididos em quatro volumes, criação de Wesley Claudino entra em outra fase

ADREANA OLIVEIRA
Wesley Claudino é escritor e bailarino em constante luta pela democratização das artes | Foto: Divulgação

O uberlandense Wesley Claudino estava vivendo no Rio de Janeiro em 2001. De forma lúdica, ao viver a arte nas ruas e das ruas, teve a ideia de colocar suas inquietações em textos – poemas, prosas, escrita livre – em papel. Mas só o papel não seria suficiente. A forma como esse papel chegaria a seus futuros leitores não poderia ser de uma maneira comum. E foi por meio de garrafinhas de vidro de 50ml que ele decidiu fazer essa entrega: em Doses Poéticas.

“Na época eu não sabia, mas depois que entrei na faculdade descobri que havia criado um dispositivo poético”, conta poeta e bailarino, bacharel em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que lança nesta quarta-feira (20), no bar Alfaiataria, “Reflexões Poéticas” (Editora Subsolo, 24 páginas cada volume).

Das garrafinhas para o livro, esse formato, agora impresso e em suas mãos representa a realização de um sonho que ele quer dividir com o máximo de pessoas possível em sua luta pela democratização das artes. “Dividi em quatro plaquetes os 84 poemas. Assim, o preço fica menor e mais acessível e quem comprar os quatro volumes tem desconto”, comentou.

Viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Uberlândia, os livros trazem a produção realizada ao longo de diferentes fases do artista, que voltou para Uberlândia há 9 anos. “Esse projeto só foi possível graças ao Pmic e à ajuda do Robisson Albuquerque, da Subsolo. É como um filho que tive e agora vai para o mundo”, disse Claudino.

Pelos bares, ruas, praças e eventos culturais, Claudino vende as garrafinhas a R$ 15 (com a bebida desde uma parceria iniciada com uma cachaçaria artesanal local) e a R$ 10 sem o álcool, com as poesias dento da garrafinha como se fosse um pergaminho. Agora, com o livro dividido nesses quatro volumes, uma outra vibração se inicia.

Enquanto isso, segue com seus trabalhos na dança, preparando-se para dançar ballet clássico depois de muitos anos, além de outros projetos. Claudino, na rua, “espaço de existência, de ardor, inspiração e transgressão”, ele encontra o estado bruto dos sentimentos do ser humano, e dele tira inspiração para seus poemas descritos como “um choque inevitável de humanidade”.

SERVIÇO
O QUE: Noite Literária – “Reflexões Poéticas”
QUEM: Wesley Claudino
QUANDO: quarta-feira, 19h
LOCAL: Alfaiataria (R. Barão de Camargos, 614, Centro)
ATRAÇÕES: leituras e performances com Fernando, Borma, Liliane Cirino, Marcela
Dornelas e Samuel Giacomelli; show musical com Dorinha Grossi & Talinho
CLASSIFICAÇÃO: livre
ENTRADA FRANCA – livros serão comercializados a preços populares no local
INFORMAÇÕES: 3219-4242










 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90