31/10/2019 às 18h17min - Atualizada em 31/10/2019 às 18h17min

Programa para melhorar agendamentos na rede de saúde é lançado em Uberlândia

"Alô, Saúde" fará a confirmação dos agendamentos; objetivo é garantir agilidade ao serviço

DA REDAÇÃO
Novo serviço foi lançado nesta quinta-feira (31) no Centro Administrativo | Foto: PMU/Divulgação
Foi lançado na tarde desta quinta-feira (31), no Centro Administrativo de Uberlândia, o programa “Alô, Saúde”. O objetivo é otimizar as marcações de procedimentos médicos em unidades públicas de saúde da cidade. De acordo com a Prefeitura, somente no primeiro semestre deste ano, foram mais de 25 mil agendamentos aos quais os pacientes não compareceram. 

O programa consiste em um serviço de call center que fará a confirmação dos agendamentos por meio de uma equipe especializada. O paciente com consulta ou exame agendado pela Central de Regulação receberá uma ligação dos profissionais para confirmar o comparecimento. Em caso de desistência, a regulação será notificada pelo call center para disponibilizar a vaga para outro paciente que aguarda atendimento, garantindo mais agilidade ao serviço de saúde e economia aos cofres públicos.

“Já tem alguns meses que estávamos analisando a melhor forma de reduzir a quantidade de faltas nestes agendamentos. O número é impressionante quando pensamos que são mais de 20 mil pessoas que não comparecem e isso também representa um gasto significativo no orçamento. Com a ajuda de uma equipe especializada, estamos garantindo que aquela vaga disponível seja preenchida de forma rápida”, destacou o prefeito Odelmo Leão. 

O prefeito ainda salientou que, além da agilidade na marcação, o programa “Alô, Saúde” dará mais transparência aos serviços prestados pela Prefeitura de Uberlândia em relação aos agendamentos, já que todas as ligações serão registradas.

A princípio, o serviço do “Alô, Saúde” vai ter a função de confirmação dos agendamentos, mas no futuro poderá expandir as atividades, segundo o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho. “Aos poucos, esse sistema poderá ir assumindo outras funções progressivamente, como orientação, comunicação entre unidades, articulação da rede pública e privada. Poderemos colher grandes frutos deste primeiro passo que estamos dando”, ressaltou.

Com uma equipe especializada na condução do atendimento, as chamadas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.  A base do call center está sediada em Uberlândia e a previsão é de que as atividades iniciem em 30 dias após a assinatura do contrato entre a empresa e a organização Missão Sal da Terra, responsável por administrar o serviço.












 

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