Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/10/2019 às 08h10min - Atualizada em 16/10/2019 às 08h10min

Mostra Paralela conquista mais espaço em Uberlândia

Além da cena da dança, iniciativa alcança outros segmentos artísticos

ADREANA OLIVEIRA
A produtora Vanessa Garcia e o curador e co-criador da mostra, Marcelo Camargo | Foto: Adreana Oliveira

O Museu Universitário de Arte (MUnA) empresta seu espaço para muitos projetos além de suas exposições e instalações que ocorrem durante todo o ano. Na manhã de terça-feira (15), a oficina estava repleta de cores e pessoas que por meio do movimento estão significando seus trabalhos seja na dança, nas artes visuais, no design ou na música. Claro, tinha também a boa garrafa de café com biscoito de polvilho prontos pra hora que batesse a fome.
 
No auditório estava prestes a começar a residência artística Práticas para Caminhar no Escuro, com a artista visual Lia Cunha e o artista do corpo Leonardo França, que vieram de Salvador (BA) especialmente para a 5ª edição da Mostra Paralela, que segue até sábado (19) em cinco espaços da cidade: Trupe de Truões, Sala Iluminação do Campus Santa Mônica da UFU, Casa da Cultura, MUnA e estúdio musical Casa Verde.
 
A repórter entra antes do apagar das luzes, enquanto França explica um pouco sobre o que está prestes a acontecer. Lia Cunha observa os alunos atentos. A proposta final, segundo os artistas, é que cada pessoa experimente construir suas constelações de corpos para compor sua própria ideia de publicação impressa, a partir de técnicas gráficas e experimentos corporais com uma máquina de xerox.
 
“É importante termos profissionais de outras cidades aqui com a gente porque essas pessoas se reúnem para ressignificar seu processo de criação. Quem participa desta residência, por exemplo, tem a opção de rever o seu trabalho. Nestas cinco edições da mostra já percebemos uma rede formada por meio do que é feito aqui”, disse o curador Marcelo Camargo - co-criador da Paralela junto com o professor Alexandre Molina.
 
Bia e França aproveitam a Paralela para lançar o livro “Escuro”, nesta quinta-feira (17), no Estúdio Musical Casa Verde. Essa é a única atividade não gratuita do evento e terá a cobrança de ingresso a preço acessível, R$ 10.
 
Para Camargo, a plataforma que surgiu dentro do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), hoje reverbera em todo o Instituto de Artes da universidade e tem conquistado cada vez mais audiência de alunos egressos da instituição, ex-professores e comunidade artística e o público geral de Uberlândia.
 
A produtora Vanessa Garcia reforça que o intercâmbio entre os artistas de Uberlândia com os convidados de outras cidades é um ponto forte do evento, que também movimenta a economia criativa, já que a verba para realização permite o pagamento de cachês e residências e movimenta outros setores.
 
“Em plena segunda-feira, na abertura da mostra, tivemos um público de 140 pessoas para assistir dança contemporânea no espaço da Trupe de Truões que abrigou ‘A Boba’, do Wagner Schwartz, e muita gente ficou de fora. Vejo isso como um avanço”.
 
Para os realizadores, a Paralela vem como um movimento político também, como forma de mostrar que os artistas por meio de suas obras enriquecem o meio em que estão inseridos.
 
SERVIÇO
O QUE – Paralela 2019
QUANDO – até sábado (19) em diversos espaços da cidade
ENTRADA FRANCA (exceto para exceto programação do dia 17/10, na Casa Verde – entrada R$ 10)
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: verificar na ficha técnica dos trabalhos
INFORMAÇÕES: Facebook/paralela.arte
 
PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (16)
 
9h às 13 - Residência artística “Práticas para caminhar no escuro”
Lia Cunha e Leonardo França - Salvador (BA)
Museu Universitário de Arte (MunA)
 
18h às 21h - Flutuação
@projetoflutua - Uberlândia (MG)
Pátio da Casa da Cultura de Uberlândia
14 anos
 
18h 30 e 20h - Você acredita em vida após o amor?
Daniella Aguiar - Uberlândia (MG)
Galeria Geraldo Queiroz - Casa da Cultura de Uberlândia
16 anos
 
20h às 22h - Autopoiese
Ricardo Alvarenga – Uberlândia (MG)
Sala de Experimentações Visuais - Casa da Cultura de Uberlândia
18 anos





 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90