Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/09/2019 às 18h16min - Atualizada em 27/09/2019 às 18h16min

Maker Day é realizado em Uberlândia pela 1ª vez

Haverá palestras, exposições e atividades práticas com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil

VINÍCIUS LEMOS
Atividades estimulam a criatividade e os projetos manuais | Foto: Divulgação
Acontece neste sábado (28), pela primeira vez em Uberlândia, o chamado Maker Day Brasil. O evento é aberto ao público e, por meio de palestras, exposições e atividades, o objetivo é apresentar iniciativas práticas para estimular a criatividade e que jovens desenvolvam por si projetos manuais.

O Maker Day tem apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e acontecerá em 26 cidades, simultaneamente. Em Uberlândia, será sediada em uma instituição de ensino binacional no bairro Morada da Colina, zona sul da cidade. A abertura será às 9h, na Casa Thomas Jefferson, e inclui experiências em realidade aumentada e virtual, atividades de construção de foguetes, criação de botons temáticos, atividades com circuitos, lâmpadas de LED e massa de modelar, entre outras. 

A programação é temática e voltada para o pouso do homem na Lua que, neste ano, completou 50 anos. Além disso, os participantes poderão assistir em primeira mão à palestra virtual de Edgar Andrade, que será transmitida ao vivo pela Casa Thomas Jefferson, em Brasília. O palestrante é empreendedor, criador do Fab Lab Recife e ex-jurado da Batalha Makers Brasil do Discovery Channel.

Segundo a gerente da instituição em Uberlândia, o evento busca aplicar na cidade a chama da cultura “maker”, que leva a atividade prática para estudantes locais. “Vamos divulgar essa cultura ‘mão na massa’, tão comum nos Estados Unidos. Vamos ter uma programação exclusiva para Uberlândia, que foi montada levando em consideração tamanho, tempo e características da cidade”, disse.

Conforme explicou, o movimento “maker” é encontrado em vários setores da sociedade, como em salas de aula, empresas, universidades e nas próprias casas. Em escolas e centros educacionais mais avançados, já existem espaços específicos dedicados a essa prática. São locais onde as pessoas trabalham em projetos reais e pessoalmente significativos, com o auxílio de especialistas e utilização de ferramentas para isso.

“No evento deste sábado, a pessoa vai ter um circuito e passar por todas as atividades. É possível fazer tudo da maneira que ela achar melhor e ainda poder assistir à palestra, único momento com hora marcada, entre 10h e 11h30”, afirmou uma das responsáveis pela ação em Uberlândia, Joice Silva.

A programação é gratuita e, para participar, não é necessário fazer inscrição. O evento acontece na rua Otília Souza Oliveira, 75, Morada da Colina, Uberlândia, entre 9h e 13h.

Veja programação:

 
 
HORÁRIO
 
ATIVIDADE
 
LOCAL
 
9h Abertura – Rocket Launch: lançamento de foguete Pátio Central
Das 9 às 13h Atividades interativas mão na massa:
Oficina para construção de foguetes
Lounge Space Makey-Makey. 
Criação de Moon Landing Bottons com a Plotter Machine
VR Space Experience
Merge Cube Experience com realidade aumentada
Kerbal PlayStation.
Oficina de circuito e massa de modelar 
Desafio Circuito Sphero
Resource Center
10 às 11h30 Transmissão do talk com Edgar Andrade sobre a “Educação do Futuro e o Movimento do Fazer” Resource Center/Makerspace 
13h Encerramento Maker Day Brasil Pátio Central
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90