25/09/2019 às 08h00min - Atualizada em 25/09/2019 às 08h00min

UFU recebe encontro de flauta doce

Músicos de diferentes cidades brasileiras e de Portugal estão entre as atrações

ADREANA OLIVEIRA
António Carrilho vem de Portugal para a segunda edição do Enfladu | Foto: Taco Van Der Werf/Divulgação

A partir desta quarta-feira (25) até sábado (28) acontece o 2º Encontro de Performance em Flauta Doce de Uberlândia (Enfladu), que neste ano reunirá artistas nacionais e internacionais no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), CEU Shopping Park, Casa da Cultura e Catedral Santa Teresinha. Toda a programação tem entrada franca.

Viabilizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria  Municipal de Cultura - Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) -, o projeto tem coordenação financeira e produção de Andressa Leite, comunicação e assistência de produção com Ana Carolina, produção executiva e coordenação pedagógica de Rafael Augusto e coordenação geral e direção artística de Romes Jorge.

Segundo Ana Carolina, a programação tem atividades que vão além dos concertos como master classes, palestras, oficina de choro e orquestra de flautas. No ano passado, o encontro reuniu cerca de 250 pessoas. “As inscrições foram feitas pelo site e todas as vagas foram preenchidas, o que nos deixa muito felizes. Serão dias de muito aprendizado”.

É uma grande oportunidade para ver de perto e compartilhar experiências com artistas como António Carrilho (Portugal), David Castelo (UFG), Robson Bessa (UFMG), Geisa Felipe (UFU), Duo Brasil (Uberlândia) e Renata Pereira (Associação Suzuki e Quinta Essentia - SP).

Idealizado pela Associarte Gestão Cultural, o Enfladu visa promover a reunião de flautistas para o aprendizado e desenvolvimento musical, compartilhamento de experiências e técnicas interpretativas. O foco do encontro será a performance, prática e execução musical com a flauta doce.

Atração internacional desta edição, Carrilho é concertista, professor em Masterclass e diretor musical e divide sua atividade musical entre a flauta de bisel e a direção, abrangendo um repertório que vai desde o Trecento italiano até a música mais recente, sem deixar de interpretar e transcrever a música do século 19.

Foi solista com as orquestras Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Metropolitana de Lisboa, Orquestra Barroca do Amazonas, entre outras. Foi premiado em dois importantes concursos internacionais, o Recorder Moeck Solo Competition (Inglaterra) e o Recorder Solo Competiton of Haifa (Israel).

Atualmente é professor adjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas (Esart), nas disciplinas Flauta de bisel e Música de Câmara, e leciona também na Escuela Superior de Música de Extremadura, na Espanha.

Quem volta dessa vez à cidade e fará uma palestra no sábado é a flautista Renata Pereira, que já esteve em Uberlândia com o seu conjunto Quinta Essentia.

SERVIÇO
O QUE: 2° Encontro de Performance em Flauta Doce de Uberlândia (Enfladu)
QUANDO: de hoje (25) a sábado (28)
ENDEREÇOS: Iarte-UFU: Campus Santa Mônica
Casa da Cultura: Praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho
CEU Shopping Park: Rua Juvenília Mota Leite, 700, Shopping Park
Catedral Santa Teresinha: Praça Tubal Vilela, s/n, Centro
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INFORMAÇÕES: www.enfladu.com
 
PROGRAMAÇÃO
HOJE (25)
16h às 18h: Credenciamento
20h: Concerto de Abertura com DuoBrasil
Local: Casa da Cultura

AMANHÃ (26)
8h às 11h30 e 14h às 18h: Orquestra de Flautas com Renata Pereira
Local: CEU Shopping Park
8h às 11h30: Master Solo com António Carrilho e Master Traverso com Geisa Felipe
20h: Concerto Música de Câmara
Local: Iarte-UFU

SEXTA-FEIRA (27)
8h às 11h30 e 14h às 18h: Orquestra de Flautas com Renata Pereira
Local: CEU Shopping Park
8h às 11h30: Master Grupo com António Carrilho
14 às 17h30: Master Flauta Doce com David Castelo
20h: Concerto António Carrilho
Local: Iarte-UFU

SÁBADO (28)
10h30 às 12h: palestra Renata Pereira
10h30 às 13h30: Oficina Cravo com Robson Bessa
Local: Iarte-UFU
9h às 10h: Concerto de Órgão
Local: Catedral Santa Teresinha
15h às 16h: Ensaio Geral e Organização
16h30 às 17h30: Concerto de Encerramento
Local: CEU Shopping Park

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »