Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/09/2019 às 15h40min - Atualizada em 23/09/2019 às 15h40min

Uberlândia receberá concurso estadual de queijos artesanais em outubro

Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal acontece no dia 5 de outubro no Camaru; cerca de 40 produtores do estado participarão

SÍLVIO AZEVEDO
Competição faz parte do Festival Minas à Queijo e Viola, que acontece de 4 a 6 de outubro | Foto: Divulgação
Um dos queijos mais tradicionais produzidos no Brasil é o queijo Minas. Seja para um café da manhã acompanhando com goiabada, ou servido em meio a um prato mais sofisticado, é um dos laticínios mais valorizados da cultura mineira. O queijo mineiro já foi premiado mundialmente em 2019, no 4º Concurso Mundial de Queijo, em junho na França.

Os apreciadores do produto em Uberlândia poderão acompanhar o 12º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que acontece no dia 5 de outubro no Camaru. Participarão da competição os produtores de queijo minas artesanal de sete regiões do estado. O evento é organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Serão cerca de 40 produtores das regiões do Triângulo Mineiro, Araxá, Cerrado, Serro, Canastra, Campo das Vertentes e Serra do Salitre disputando quem tem o melhor queijo de Minas Gerais.

De acordo com a extensionista da Emater-MG Patrícia Freitas, o concurso é uma das etapas do trabalho que a empresa desenvolve no dia a dia da extensão rural juntamente com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e demais serviços de inspeção no programa Queijo Minas Artesanal.

“Nosso principal objetivo é a melhoria da qualidade dos queijos mineiros. Para isso, se trabalha desde o rebanho com a produção e a obtenção higiênica do leite, acompanhamento das boas práticas de fabricação dentro da queijaria e também do processo de maturação”.

Ainda segundo Patrícia Freitas, cada queijo tem característica da sua região, mesmo que a forma de produção seja a mesma, o que gera a diferenciação entre um produto e outro. “Os ingredientes e a forma de fazer são as mesmas, porém o sabor e algumas outras características variam um pouco de região para região e tem relação, principalmente, ao clima, altitude, relevo, alimentação animal”.

Serão 11 jurados que definirão o queijo campeão através de análise da apresentação, sabor, textura, cor, entre outras características de cada queijo. “Esse ano uma novidade será o júri popular em que os presentes no evento poderão apreciar e degustar os 10 queijos finalistas e eleger, entre eles, o campeão eleito pelo júri popular”, destacou Patrícia.

FESTIVAL
O concurso faz parte do Festival Minas à Queijo e Viola, que acontece entre os dias 4 e 6 de outubro no Camaru. Serão diversas atividades culturais e muita gastronomia. Além do concurso de queijos, os visitantes poderão aproveitar produtos diversos, cerveja artesanal e muita moda de viola. A entrada para o evento é gratuita.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi, a proposta é promover a gastronomia da região e apresentar a qualidade dos produtos à população. “Temos visto um crescimento na qualidade do nosso queijo, e por que não fazer um evento desse? O Sindicato Rural quer fomentar e criar valor agregado a um produto nosso, que é o leite. O queijo é derivado dele. A gente sabe que nossa região está se qualificando para a produção de queijo. Estamos pensando que em breve seja um dos tops do Brasil”.

Programação Festival Minas à Queijo e Viola
04 de Outubro
  • 18h - Abertura
  • 19h - Show com Bruno e Felipe
  • 21h - Orquestra companheiros da Viola
05 de Outubro
  • 10h - Abertura dos portões. Durante todo o dia tem violada com a orquestra itinerante
  • 13h - 12º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal
  • 19h - Show com Arthur Paulo e Nathan
  • 20h30 - Grupo de Catira Tablado Mineiro
  • 21h30 - José Mauro e Polyana
06 de Outubro
  • 10h - Abertura dos portões. Violada com a orquestra itinerante
  • 18h30 - Show Tarcísio Manuvéi
  • 20h - Show de Encerramento com Orquestra Minas à Queijo e Viola

Durante todos os dias tem estações com Chefes da Brasa, cervejarias artesanais, gastronomia típica e espaço kids.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90