Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/09/2019 às 15h28min - Atualizada em 16/09/2019 às 15h28min

Umidade pode ficar inferior a 15% nesta semana em Uberlândia

Cptec emitiu aviso de atenção para esta segunda (16) e terça-feira (17); termômetros continuarão altos nesta semana

DA REDAÇÃO
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu um aviso de atenção para baixa umidade relativa do ar em Uberlândia e na região do Triângulo Mineiro. Nesta segunda (16) e terça-feira (17) a porcentagem da umidade pode ficar inferior a 15%. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante. O nível ideal é de 60%. Além disso, a Defesa Civil orienta que a população observar as recomendações do estado de alerta de baixa umidade, suprimindo exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitando aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Ainda de acordo com o Cptec, as temperaturas no período da tarde ficarão bastante elevadas nos próximos dias. Até a sexta-feira (20), os termômetros poderão variar com mínima de 23ºC e máxima de 38ºC. 

 

Segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), uma onda de calor está se instalando na cidade. Essa condição é causada por um sistema de alta pressão que chegou em grande parte do Brasil e que não deixa a formação de nuvens para que não haja radiação direta na superfície. Além disso, como o inverno está chegando ao fim, o sol acaba ficando mais próximo do hemisfério sul. 

Portanto, para os próximos dias a previsão aponta céu claro e ensolarado. Não há possibilidades de chuvas. Veja como ficarão os termômetros durante a semana. 

Terça-feira (17) 
Amanhã, as temperaturas irão variar com mínima de 19ºC e máxima de 33ºC. A umidade relativa do ar chegará fica inferior a 15% no período da tarde. 

Quarta-feira (18) 
A partir de quarta-feira (18) os termômetros subiram gradativamente. A mínima será de 20ºC e a máxima de 36ºC.  

Quinta-feira (19) 
As temperaturas continuarão a subir na quinta-feira (19). Elas irão variar entre 21ºC e 37ºC.  

Sexta-feira (20) 
Na sexta-feira (20), a cidade registrará 38ºC pela tarde. A temperatura mínima poderá ficar em 23ºC.  
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90