Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/09/2019 às 10h24min - Atualizada em 15/09/2019 às 11h46min

Bombeiros e Defesa Civil combatem incêndios graves em Uberlândia

Primeira ocorrência foi registrada em área nas proximidades do Camaru; em outra ocorrência, fogo destruiu barracão da BRF e oferece risco a granjas que estão na área

CAROLINE ALEIXO
Incêndio atinge área na BR-365 desde a tarde deste sábado (14) | Foto: Diário de Uberlândia
Dois incêndios de grandes proporções foram registrados neste sábado (14) em duas regiões distintas de Uberlândia. Na primeira ocorrência, as chamas atingiram uma área particular e de vegetação seca próximo ao Parque de Exposições Camaru, no bairro Jardim Inconfidência. A segunda foi na zona rural, nas dependências da empresa de alimentos BRF. Equipes continuam no local neste domingo (15) e um comitê de gerenciamento de crise foi criado.

Segundo as informações da Defesa Civil, os trabalhos na área urbana começaram por volta das 16h. O fogo iniciou no terreno que fica na avenida Geraldo Abrão e se propagou para outra área da avenida Carlito Cordeiro. Devido à proporção dos dois incêndios e a mata seca, labaredas se formaram por toda a extensão do local e puderam ser vistas de outros bairros da região. Veja o vídeo abaixo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Diário de Uberlândia (@diariodeuberlandia) em



O Corpo de Bombeiros levou cerca de seis horas para conter as chamas. A Defesa Civil acompanhou os trabalhos e ficou em alerta por se tratar de área residencial. Como o vento na região estava fraco, não houve risco aos moradores. Não se sabe o que causou o incêndio.

Grandes labaredas se formaram em incêndios próximo ao Camaru neste sábado (14) | Foto: Sílvio Azevedo

Barracão foi destruído pelas chamas

Já a ocorrência na área da BRF começou por volta das 14h30 no local que fica na BR-365 na altura do km 636. O fogo chegou a atingir um dos barracões da empresa. As informações iniciais são de que o espaço estava vazio e não comprometeu a vida de animais. Também não houve funcionários feridos.

Além do barracão, as chamas atingiram uma grande área florestada com eucaliptos e equipes continuaram o combate ao longo da madrugada. Não há informações sobre a extensão da área queimada até o momento e o que provocou o incêndio.

Um comitê de gerenciamento de crise foi formado e os trabalhos contam com o apoio de quatro equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e cerca de 50 brigadistas da empresa. São utilizados no combate ao fogo caminhões-pipa, tratores e tanques de água. Os bombeiros informaram que, no local, as equipes estão priorizando a proteção às edificações, já que há cerca de 60 barracões que pertencem às granjas de suínos e frangos. A propriedade tem cerca de 1,8 mil hectares.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a situação se agrava neste domingo (15) em virtude do forte vento que ocorre na região. As equipes estão trabalhando para tentar construir aceiros - faixas ao longo de cercas - a fim de evitar que o incêndio se propague para outras áreas de vegetação.

Também está sendo tentado apoio de aeronave e os trabalhos seguem com dificuldades devido à altura das chamas e a velocidade dos  ventos.




Barracão foi atingido por incêndio | Foto: Diário de Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90