Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/09/2019 às 09h18min - Atualizada em 17/09/2019 às 09h18min

Semana da Diversidade aborda políticas e direitos em Uberlândia

No próximo domingo (22), Uberlândia recebe a 18ª edição da Parada do Orgulho Lésbico, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexuais e outras identidades de gênero

SÍLVIO AZEVEDO
No próximo domingo (22), Uberlândia recebe a 18ª edição da Parada do Orgulho Lésbico, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexuais e outras identidades de gênero (LGBTQI+). Além da tradicional passeata, entre as praças Clarimundo Carneiro e Sérgio Pacheco, o evento contará com a Semana da Diversidade, voltada para discussão de temas do cenário LGBTQI+.

As palestras e mesas redondas acontecerão até a próxima quinta-feira (19) no auditório do Bloco 5V no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

De acordo com o organizador solidário do evento, Ângelo Mazzutti, a Semana da Diversidade é um momento de discussão sobre as políticas LGBTQI+. “O intuito é que haja na cidade um período onde a gente possa falar sobre as políticas LGBTQI+ e a parada no domingo vem como um grito de visibilidade. Por muitos anos houve um preconceito com o movimento”.

A expectativa, segundo Ângelo Mazzutti é que cerca de 2 mil pessoas participem as ações da Semana da Diversidade e no domingo, ápice do evento, o movimento atraia entre 20 mil e 30 mil pessoas na parada.

“É a primeira vez que há uma organização dessa semana. A gente conta com públicos de faculdades, professores estão destinando alunos. No tema da Semana a gente conta a história da Revolta de Stonewall e dentro disso tentamos abordar questões como políticas e direitos LGBTs, família e adoção. Temas que envolva todas as conquistas que ocorreram de 50 anos para cá”.

A Revolta de Stonewall é considerada o marco do movimento contra o preconceito com homossexuais. Em 1969, a cidade de Nova York foi tomada por manifestações contra a ação da polícia que invadiu o bar Stonewall In, frequentado pela comunidade LGBT da época.

Para participar das atividades da Semana da Diversidade basta comparecer ao auditório do Bloco 5V da UFU nos horários marcados. Não será necessário realizar inscrição prévia.
 
PARADA
Considerado por muitos o ponto alto no desejo de mais respeito e visibilidade do movimento, a Parada do Orgulho LGBTQI+ contará com diversas atrações no domingo (22) a partir das 13h, com a presença de três trios elétricos que animarão os participantes no trajeto entre a Praça Clarimundo Carneiro até o ponto de chegada, na Praça Sérgio Pacheco.

Uma das atrações do desfile é a Drag Queen Aretuza Lovi, que trará a Uberlândia o seu novo show. Também estão confirmadas outras 45 atrações que se apresentarão até às 22h.
 
PREMIAÇÃO
As empresas que apoiam a diversidade também serão homenageadas pela organização da Parada do Orgulho LGBTQI+ com a entrega de selos e prêmios. A atividade acontece na quarta-feira (18), na sede da OAB Uberlândia.
 
Calendário da Semana da Diversidade
 
16/09 – UFU
- Auditório do ESAJUP, Bloco 5V, Campus Santa Mônica
19h às 20h - O poder do Pink Money, com Marco Antônio Sousa
20h às 21h30 - Tema da semana da diversidade: 50 anos de luta pela diversidade, com Lauro Ricardo de Lima Santos
 
17/09
- Auditório do ESAJUP, Bloco 5V, Campus Santa Mônica
Projeto Cidadania Trans
19h às 20h - Empregabilidade Trans, com o Projeto 99 cores
20h às 21h30 - Nome Social, com Fábio Rezende Pereira
19/09 - Auditório do ESAJUP, Bloco 5V, Campus Santa Mônica
18h às 19h30 - Desafios dos casais LGBTQI+ (Adoção / Casamento), com Camila Paiva e com Breno Valadares Abreu
20h às 21h30 – LGBTIfobia, com Eduardo Rodrigues dos Santos
22/09 – Parada do Orgulho LGBTQI+, a partir das 13h na Praça Clarimundo Carneiro.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90