Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/08/2019 às 14h45min - Atualizada em 30/08/2019 às 14h45min

Estado confirma primeiro caso suspeito de sarampo em Uberlândia

Quatro casos positivo para a doença já foram registrados em Minas Gerais; mutirão de vacinação será realizado neste sábado (31) na cidade

BRUNA MERLIN
O primeiro caso suspeito de sarampo foi registrado em Uberlândia, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) nesta sexta-feira (30). Ainda de acordo com o Estado, ainda estão sendo realizados exames e protocolos para confirmar a doença no paciente. 

O Diário de Uberlândia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar informações sobre a vítima e a região do possível diagnóstico. Contudo, a assessoria de comunicação informou que não pode repassar os dados pois a suspeita ainda não foi confirmada. Além disso, a reportagem questionou a Secretaria sobre ter conhecimento de outros casos em investigação e a resposta foi de que somente o citado acima foi notificado até o momento. 

Desde o início do ano foram notificados 249 casos suspeitos da doença, em 92 municípios de Minas Gerais. Destes, 167 foram descartados, quatro tiveram confirmação e 78 continuam em investigação. A nota técnica da SES ainda diz que, destes suspeitos, cinco "
muito provavelmente serão confirmados", entre eles o de Uberlândia. 


Dos casos confirmados, o primeiro ocorreu em Betim. A vítima se trata de uma pessoa do sexo masculino que não teve a idade informada. O segundo caso foi registrado em Contagem. Um jovem de 25 anos começou a apresentar os sintomas da doença no dia 1º de março.

A terceira vítima é uma criança de 1 ano que reside em Belo Horizonte. Ela foi vacinada contra a doença em novembro de 2018 e começou a sentir os sintomas em fevereiro de 2019. O quarto caso também foi registrado em BH. Uma adolescente de 13 anos foi diagnosticada com a doença no dia 6 de março.

Além de Uberlândia, os municípios de Viçosa, Passos e Itaúna também apresentaram casos possíveis de sarampo. Os registros também seguem em investigação.

SARAMPO
O Sarampo é uma doença viral infecciosa transmissível que atinge principalmente crianças. A enfermidade começa inicialmente com febre, manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo e sintomas respiratórios e oculares.

No quadro clínico clássico, as manifestações incluem tosse, coriza, rinite aguda conjuntivite, fotofobia e manchas de koplik que são pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral. A evolução da doença pode originar complicações infecciosas com amigdalites, otites, sinusites, encefalites e pneumonia, que podem levar à óbito. As complicações frequentemente acometem crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.

VACINAÇÃO
Neste sábado (31), em comemoração ao aniversário de 131 anos de Uberlândia, a Prefeitura realizará o “Mutirão da Vacina” no Parque do Sabiá. O objetivo é imunizar pessoas de diferentes idades com doses da tríplice viral que imuniza contra a caxumba, rubéola e sarampo. A vacinação estará disponível para todas as idades. O evento acontecerá das 8h às 12h.

Na última semana, o Diário noticiou que doses extras conta o sarampo estão sendo oferecidas a bebês em Uberlândia. Crianças com idade entre 6 e 11 meses devem receber a dose extra da vacina. 

Todas as 74 salas de vacina da cidade estão abastecidas para acolher as crianças que estão dentro da faixa etária. As equipes das unidades básicas de saúde também farão a busca ativa na área de abrangência de cada uma para identificar e imunizar quem deve receber a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a cobertuna vacinal para crianças das duas doses contra o sarampo é de 95% na cidade.
 
As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 7h30 às 18h, enquanto nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o horário é das 7h30 às 16h30. Já para as Unidades de Atendimento Integrado (UAI), a vacinação acontece das 8h às 20h. 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90