Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/08/2019 às 09h30min - Atualizada em 30/08/2019 às 09h30min

Virada Cultural promove diversão e valorização de artistas de Uberlândia

Evento chega na 4ª edição e acontecerá nos dias 6 e 7 de setembro; expectativa é que 10 mil pessoas participem

BRUNA MERLIN
Apresentações musicais, teatrais e de dança fazem parte da programação | Foto: Divulgação
O Teatro Municipal de Uberlândia está se preparando para receber dois dias de imersão na cultura e arte. Em sua 4ª edição, a Virada Cultural deste ano será realizada nos dias 6 e 7 de setembro com programação que visa valorizar os artistas locais e divertir a população durante o feriado do Dia da Independência do Brasil. 

“Queremos proporcionar atividades para todas as idades em um local para reunir a família e amigos. Além disso, fomentar diversas formas de expressão cultural na cidade”, ressaltou Antônia Nunes, uma das organizadoras do evento.  

Apresentações musicais, teatrais e de dança fazem parte da programação. Exposições de artes visuais, artesanato e literaturas também serão realizadas nos dois dias. Tudo isso será regado com a Feira Gastronômica organizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com pratos que irão agradar todos os gostos e bolsos. 

De acordo com Antônia, a expectativa é de que 10 mil pessoas participem da Virada durante os dois dias de evento, registrando um público ainda mais expressivo em relação à edição passada. “Em 2018 a Virada Cultura foi realizada somente em um dia. Neste ano estamos esperando por um público maior”, explicou ela. 

A Virada Cultura é totalmente gratuita e utilizará todos os espaços fornecidos pelo Teatro Municipal. Nos dois dias, o evento começa às 17h e vai até as 23h. Veja a programação de espetáculos completa abaixo. 

Shows 
O acervo musical do evento vai ser composto por diversos estilos para poder agradar todos os públicos do evento e proporcionar a apreciação da diversidade musical. No dia 6, a música vai ficar por conta da Orquestra Alexa, Renato Quase Russo com seu tributo à banda Legião Urbana e o samba-rock da banda Preto Imperial.  

No feriado do dia 7, as apresentações começam com uma roda de samba com a banda Samba de Primeira, Orquestra de Violas Sesc, o reggae da Banda Mafu, o cover de Zé Ramalho com Glaucio Borges e o pop-rock da Banda Veneno Vivo. 

Teatro 
No primeiro dia da Virada Cultura, o público vai poder assistir  a peça “Boa noite Hitler”. O enredo questiona sobre o que faríamos se pudéssemos voltar no tempo e se tornar babá de Adolf Hitler, sabendo quem ele se tornaria. 

A peça estreou em junho de 2018, mas começou a ser montada em setembro de 2017. O espetáculo vai ser apresentado às 18h no espaço interno do Teatro Municipal e traz o ator Ernane Fernandez no monólogo, que também é quem assina a direção da obra. 

Dança 
A Virada também contará com diversas apresentações de dança no formato de flash mob junto ao público da arena e uma mostra de dança dentro do teatro. Nos dois dias de evento, haverá três apresentações de flash mob de diferentes grupos. O projeto “Dançando com a vida”, fundado no ano 2000, tem o objetivo de ajudar e transformar pessoas com deficiência através da dança e do teatro.  

A dança árabe também estará presente no evento, por meio da dança do ventre da Cia de Dança EL Marouni. A companhia sairá no meio do público para iniciar a sua performance, que será coreografada e dirigida pela dançarina Cris Cabral. 

Além disso, a Cia de Dança Cigana Nana Gonzaga também fará a sua apresentação no meio do público, acompanhados de instrumentos ciganos trazendo toda feminilidade e sedução da mulher local.  

Já o Grupo Atividança trará um trecho do espetáculo “O que é que a Amazônia tem”, por meio do Jazz e vão apresentar um pouco da biodiversidade e cultura Amazônica. Para completar a programação de expressão corporal, a Trupe Thássia Camilla traz um estilo da dança Tribal Fusion que teve início nos Estados Unidos com base na dança do ventre. Isso tudo alinhado com diversos outros estilos como o pop, breakdance, jazz e ballet abordando o pensamento no contemporâneo. 

Viradinha Kids 
Para divertir o público infantil, o evento contará com a Viradinha Kids. O Grupo Emcantar cordenará as atividades lúdicas, oficinas de dança e de circo que serão oferecidas aos pequenos.  “Nossa intenção é que todos se divirtam e que seja uma oportunidade e escolha de lazer familiar. Estão todos convidados”, finalizou Antônia. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90