Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/08/2019 às 08h30min - Atualizada em 20/08/2019 às 08h30min

Superliga de Vôlei começa em novembro

Nesta temporada, as finais aconteceram com confrontos disputados em melhor de três partidas

EDER SOARES
Fernanda Garay disputará sua terceira temporada com a camisa do Praia Clube | Foto: Praia/Divulgação

Em franca preparação para a temporada, o Dentil/Praia Clube já conhece a data em que começará a disputa da edição 2019/2020 da Superliga Feminina de Vôlei. Os 24 clubes, nos naipes masculino e feminino, definiram junto com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) as diretrizes para a competição. O campeonato dos homens começará no dia 9 de novembro e o feminino no dia 12 do mesmo mês. A tabela oficial e completa será divulgada em breve, após ajustes com as equipes e televisão.

Houve alteração no formato dos playoffs, tanto no masculino quanto no feminino, que agora serão disputados em série melhor de três jogos, inclusive na final. O mando de quadra para o masculino seguirá com os clubes que estarão na disputa pelo título, enquanto no feminino o mando voltará a ser da CBV.

Na competição que mais interessa aos torcedores uberlandenses, caso da Superliga Feminina, o certame terá nesta temporada 12 equipes. As novidades ficam por conta das chegadas de Flamengo (RJ) e São Paulo, este último em parceria com o Barueri. As outras equipes, além do Praia Clube, atual vice-campeão, serão:  Minas Tênis Clube, campeão da última temporada, Sesi Vôlei Bauru (SP), Osasco(SP), Sesc-RJ, Fluminense (RJ), Curitiba Vôlei (PR), Pinheiros (SP), São Caetano (SP) e Valinhos (SP).

Na liga masculina estarão buscando o título: Taubaté (SP), Sesi-SP, Sada Cruzeiro (MG), Sesc-RJ, Renata (SP), Minas Tênis, Itapetininga (SP), São Francisco (SP), Maringá (PR), América/Montes Claros (MG), Botafogo (RJ) e Blumenau (SC).

“Nós esperamos uma competição equilibrada e com alto nível de voleibol, já que contamos com diversos atletas medalhistas olímpicos e com serviços prestados à seleção brasileira. Esta temporada é especial por anteceder a disputa de mais uma edição de Jogos Olímpicos. Além disso é bom ver a retomada do voleibol em lugares como o Rio de Janeiro que contará com cinco clubes entre o masculino e o feminino. Santa Catarina também retorna ao cenário nacional entre os homens com a tradicional equipe de Blumenau. Enfim, desejamos mais uma edição de sucesso de nossa principal competição nacional”, disse o superintendente de competições quadras da CBV, Renato D´Avila.

A ponteira Fernanda Garay, que parte para a terceira temporada seguida vestindo a camisa do Praia, garante que esta será uma das edições mais concorridas da Superliga de todos os tempos. Ela, que foi campeã com o Praia na temporada 2017/2018, espera conquistar o seu segundo título nacional na carreira.

“Com certeza teremos entre cinco a seis equipes em condições de brigar de igual para igual pelo título. Acho que o Praia, como sempre, vem muito forte pelo elenco que montou, pela estrutura que tem e pela força de sua torcida. É claro que temos uma longa caminhada pela frente, mas queremos brigar para estar em mais uma final de Superliga”, afirmou Garay.

OUTRAS COMPETIÇÕES
O Praia participará do Mundial Interclubes pelo segundo ano. Mais uma vez, a competição acontecerá em Shaoxing, na China, com os jogos acontecendo entre os dias 3 e 8 de dezembro. No ano passado, o clube praiano ficou com a quarta colocação.  Além do time uberlandense, estão confirmados para a competição as equipes do Supreme (Tailândia), Novara (Itália) e o Minas Tênis, atual vice-campeão. Ainda serão definidas mais quatro equipes, incluindo o clube chinês que representará o país sede.

Além do Mundial, o time uberlandense terá na nova temporada as disputas da Superliga, Campeonato Mineiro, Copa Brasil e Supercopa. Um grupo com 12 jogadoras já estão treinando fisicamente nas dependências do clube. A central Carol, a líbero Suelen e a ponteira Martinez estão, respectivamente, com as seleções brasileira e da República Dominicana, e só se apresentam em outubro. A oposta norte-americana Nicole Fawcett começa os treinamentos amanhã.
 

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90