Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/07/2019 às 09h00min - Atualizada em 26/07/2019 às 09h00min

​Dmae prepara concurso público para vagas na autarquia

Entidade responsável pelo certame será a mesma que realizará o processo para os cargos da Prefeitura de Uberlândia

CAROLINE ALEIXO
Além do concurso público para preenchimento dos cargos efetivos na Administração Direta, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) também está organizando um certame para vagas na autarquia. A entidade que vai realizar o processo já foi contratada e será a mesma que também está organizado o concurso da Prefeitura de Uberlândia.

Este será o terceiro processo de seleção lançado pela atual gestão municipal neste semestre. Além do concurso da Prefeitura com a oferta de mais de 1,7 mil vagas, também está em andamento o processo seletivo simplificado para 60 vagas temporárias no Serviço Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), cuja contratação será feita pela SPDM. No entanto, a implantação do serviço municipal foi questionada perante o Ministério Público Federal (MPF), que está apurando a situação.  

A justificativa para contratação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) ao novo certame foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 18 de julho. O valor do contrato com o Dmae é de R$ 700 mil.


Alegando respaldo legal, o departamento pontuou que a dispensa de licitação se faz necessária diante à urgência de preencher os cargos no órgão. O último concurso público foi realizado em 2014 e, desde então, ocorreu alto número de vagas disponíveis em virtude de falecimento de servidores, aposentadorias, exonerações e abertura de novos postos de trabalho. 
 
É citada também a construção da nova Estação de Captação de Água Capim Branco com previsão para entrega da primeira etapa em abril de 2020, que vai demandar mais servidores. O Dmae justificou ainda a experiência da empresa para realizar o concurso e que foram solicitados orçamentos para três entidades do setor, sendo que apenas a Fundep demonstrou interesse e encaminhou a proposta financeira.  O órgão estima a participação de 10 mil candidatos.  

O Diário de Uberlândia procurou a autarquia para saber quando será lançado o edital, média de vagas que serão ofertadas e previsão para realização do concurso, mas os questionamentos não foram respondidos. 

ÚLTIMO CERTAME
As provas do concurso público do Dmae, em 2014, foram realizadas em maio daquele ano com a participação de cerca de 4 mil candidatos para a concorrência de 105 vagas. Na ocasião, os cargos ofertados foram de agente comercial, agente técnico operacional, operador de máquinas automotivas, motorista, engenheiro civil, advogado, encanador e engenheiro mecânico.


Uma ação judicial por ato de improbidade administrativa chegou a ser movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o ex-procurador geral do Dmae, Rondon Pereira Borges, e o ex-diretor da autarquia, Orlando Resende, alegando que o advogado teria se beneficiado no processo. O processo corre na 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias com audiência de instrução e julgamento marcada para o próximo mês. 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90