Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/07/2019 às 08h00min - Atualizada em 17/07/2019 às 08h00min

Mostra apresenta novos talentos em Uberlândia

Três turmas da escola Luzarte se apresentam de quinta a sábado, dois dos espetáculos são produções originais

ADREANA OLIVEIRA
Alunos na reta final dos ensaios para as apresentações da Mostra a partir de quinta-feira (18) | Foto: Divulgação

Alunos da Escola de Teatro Luzarte, de Uberlândia, apresentam, de quinta (18) a sábado (20), o resultado das aulas do semestre passado. Fundada pelo ator André Luz há três anos, pela primeira vez o espaço abrigou três turmas que se apresentarão no Espaço Cultural do Mercado com ingressos a preços populares e classificação livre.

A proposta de Luz é levar o teatro como ferramenta pedagógica para pessoas com diferentes objetivos, não só quem pretende levar a atuação como profissão. “Eu mesmo comecei no teatro porque, depois de uma infância livre e extrovertida me tornei um adolescente fechado, tímido. Tive sorte de em encontrar o teatro, que realmente me transformou”, afirmou o professor.

Atualmente, com alunos a partir dos oito anos de idade na turma infantil e duas turmas de adultos, nas quais também integram pessoas da terceira idade, ele afirma que muitos deles o procuraram exatamente para deixar a timidez de lado. No início ele trabalhava com oficinas independentes, mas ao perceber que o mercado absorveu bem a ideia começou a trabalhar com as turmas. “Iniciativas como esta ainda são poucas na cidade e é minha forma de contribuir com a cena teatral da cidade”.

André Luz começou no teatro na Escola Livre do Grupontapé,em 2005, e depois cursou Teatro na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 2088 e 2013 e fez mestrado em Artes na mesma instituição. Integrou a Confraria Tambor que apresentou dois espetáculos em Uberlândia, “As Criadas” e “A Nova Roupa do Imperador”. Atualmente o grupo está em pausa e Além da Luzarte o artista ainda é professor da rede pública de educação. “Tenho também trabalhos no YouTube, principalmente voltados para a comédia”, finalizou.
 
PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira (18) a turma infantil apresenta “A pequena vendedora de fósforos”, do autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), também responsável por “A Pequena Sereia” e “O Patinho Feio”. As apresentações serão às 19h e 20h30.

Na sexta-feira (19) é a vez da turma de jovens e adultos A apresentar “Coxinha e Mortadela”, proposta original dos alunos que fala da polarização que vivemos no Brasil ultimamente. Segundo Luz, é um “Romeu e Julieta” dos tempos atuais. Duas famílias, uma de esquerda e uma de direita, e dois apaixonados. A sessão será às 20h.

Para encerrar a temporada, a turma de jovens e adultos B apresenta no sábado (20), “O Velório”, também produção original dos alunos. O tema se desdobra sobre os sentimentos, verdades e intrigas sobre a recém-falecida. A apresentação é às 19h.

Todas as sessões acontecem no Teatro de Bolso do Mercado Municipal (R. Olegário Maciel, 255, Centro – acesso pela rampa). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e estarão disponíveis para venda uma hora antes de cada sessão. A classificação para todas as peças é livre. Mais informações: 3235-7790.
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90