Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/07/2019 às 08h05min - Atualizada em 11/07/2019 às 08h05min

Companhia de teatro uberlandense tenta financiamento coletivo

Iniciativa da Trupe dos Truões é para realizar a Mostra de Cinema Casa Aberta ainda no mês de julho

ADREANA OLIVEIRA
Espetáculos teatrais darão lugar à Mostra de Cinema Casa Aberta no Ponto dos Truões | Foto: Trupe de Truões/Divulgação

A Trupe de Truões, companhia de teatro uberlandense que desde 2002 escreve sua história na arte teatral da cidade também faz questão de marcar presença na sétima arte e por isso realiza a Mostra de Cinema Casa Aberta, que neste ano tem previsão de acontecer de 25 a 28 de julho no Ponto dos Truões, encontro do grupo onde além dos espetáculos teatrais recebe aulas, encontros e projeções.

Porém, neste ano, para a realização da mostra o grupo precisa da ajuda para viabilizar financeiramente o projeto. Desde a abertura do Ponto dos Truões, em 2009, a casa-sede da troupe, eles têm realizado inúmeros eventos e atividades artísticas para legitimar esse espaço e aproximá-lo do público, prezando sempre pela pluralidade de sua programação cultural.

A proposta da Mostra de Cinema Casa Aberta surgiu em 2017 numa tentativa de abrir as portas do Ponto dos Truões para exibição e fruição da linguagem audiovisual, especialmente para o cinema produzido de forma independente fora dos grandes centros e, principalmente, em Uberlândia.

Nas duas primeiras edições a Mostra contou com patrocínio para sua realização por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o que não foi possível desta vez. Segundo Ronan Vaz, coordenador do projeto, diante da nova conjuntura do país - com o congelamento de recursos para a cultura – a Trupe de Truões está buscando alternativas para realização de seus projetos, manutenção do grupo artístico e do espaço cultural. Para ele, é na crise e no caos que a sociedade é convocada a se posicionar e lutar de forma criativa pela sua essência, criando estratégias de sobrevivência, quebrando paradigmas e superando obstáculos.

“Nesse sentido, estamos convocando a comunidade para colaborar e conseguirmos atingir a meta e realizar a 3ª edição da Mostra. Foi estabelecida uma meta financeira que irá custear exclusivamente a infraestrutura e a divulgação. Com isso, conseguiremos manter a proposta original de uma mostra inteiramente gratuita para o público”, afirmou.

A proposta de realizar um financiamento coletivo abre a possibilidade de qualquer pessoa ser um realizador de cultura contribuindo com qualquer valor. Além disso, para aqueles que apoiarem oferecemos recompensas para quem contribuir com valores a partir de R$ 15. Para apoiar basta acessar o link da campanha ou acessar as redes sociais da Trupe para mais informações. O link da campanha é:
https://bit.ly/30xMNSV.

HISTÓRICO
A primeira edição da Mostra Casa Aberta, em 2017, recebeu um público aproximado de 700 pessoas que puderam apreciar 16 filmes com diferentes formatos e temáticas sendo alguns deles premiados, uma exposição fotográfica e participar de um espaço de convivência com food-trucks. Em 2018 foi realizada a segunda edição, novamente atendendo um público aproximado de 600 pessoas que tiveram acesso gratuito a 19 obras cinematográficas, uma exposição fotográfica e ainda participar de uma oficina e de uma mesa redonda. A expectativa é que neste ano o público seja ainda maior.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90