12/02/2016 às 07h55min - Atualizada em 12/02/2016 às 07h55min

Saúde mental e bem estar para docentes de escolas públicas e privadas

oor Redação Diário do Comércio

De 22 a 26 de fevereiro a ONG educacional Narrativa da Imaginação (www.narrativadaimaginacao.org) abre inscrições para o projeto Amor Docente , com início em março, voltado a formar grupos de atendimento terapêutico, com psicólogos, para professores e agentes educativos da rede pública, a valor popular a R$ 60,00 por mês, com direto a uma sessão por semana.

De acordo com o site do Dr. Dráuzio Varela “A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno”.

Uberlândia conta atualmente com 9 mil docentes apenas na rede municipal, dos quais 2 mil já se encontram diagnosticados com depressão ou em alguma fase do Burnout. Mas não existe nenhum cálculo aproximado dos profissionais em fase de adoecimento. Atendendo assim a demanda sobre a saúde emocional e psicológica dos profissionais da educação, como base, para melhorar a qualidade do ensino afetando indiretamente os alunos. Avaliando o bem estar do professor como indicador de melhoria para a educação na cidade.

Assim, baseado na busca do bem estar dos educadores, o Amor Docente junto com os demais projetos da instituição, buscam apadrinhamento de empresas denominadas “Financiadores da educação” que os custeiam em contrapartida tem retorno por divulgação em Revista Cientifica virtual, jogos analógicos publicados, e-books, Loja virtual, site com Ad grants, abatimento em imposto de renda, banners, divulgação com distribuição de cupons de desconto, cartazes e folders em visitas semanais, quinzenais e mensais nas escolas públicas e privadas de Uberlândia.   

CONTATO:
[email protected]
www.narrativadaimaginacao.org

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »