04/02/2016 às 16h00min - Atualizada em 04/02/2016 às 16h00min

Baile de Máscaras em Uberlândia fez a alegria dos foliões

Divulgação

A folia do Baile de Máscara do Mercado Municipal resgatou o espírito carnavalesco de antigas épocas. O tradicional baile abriu nesta quarta-feira (03), as festividades de Momo na cidade. E como é tradição, muitas pessoas foram com suas máscaras, acessórios coloridos e alguns fantasiados,  perpetuando um hábito que resgata as origens do carnaval de rua, onde as fantasias e a criatividade ditavam as regras. Mais de mil foliões participaram da festança.

Comemorando a folia à moda antiga, o público brincou e brindou a festa com batalhas de confetes e serpentina. No local, pessoas de todas as idades em um evento voltado para toda a família. “Ó abre alas que eu quero passar…”, a música obrigatória no repertório de qualquer carnaval também embalou os foliões, a Banda Lísias alegrou a todos cantando as tradicionais marchinhas carnavalescas e sambas de raiz. Entre as canções, músicas dos consagrados cantores Pixinguinha, Noel Rosa e Clara Nunes.

“Já é o quinto ano que venho com todos os meus parentes. Nós mesmos nos reunimos para confeccionar as máscaras e é bom que reúne todo mundo”, disse a supervisora de operações, Reyla Teixeira.

A aposentada Josenir Soares de 70 anos mora na cidade de Frutal, ela teceu elogios para a organização do carnaval na cidade por resgatar a atmosfera das festas realizadas do passado, em que as marchinhas e sambas de carnaval faziam sucesso, reunindo público de todas as idades em busca de diversão. “Vim pra Uberlândia para passar o feriado com meus netos e eles me trouxeram para o Mercado. Hoje estou revivendo meus antigos carnavais de quando ainda era jovem, só felicidade e parabéns pela cidade preservar essas tradições”, concluiu.

O público também participou do concurso de máscaras, houve premiação para quem desfilou com as mais belas e inusitadas. O júri, que foi composto pelos próprios foliões, elegeu as melhores máscaras nas categorias “originalidade”, “luxo” e “lixo”, levando em conta quesitos como beleza, criatividade e originalidade. Como prêmio, os vencedores ganharam kits de brindes oferecidos pelos proprietários dos estabelecimentos do Mercado.

“É possível sentir a emoção e alegria de cada pessoa que vem brincar o Carnaval, o Baile de Máscaras já se tornou tradição e é uma opção de lazer gratuita para todos os cidadãos", ressaltou o secretário de Cultura, Gilberto Neves.

Ainda dentro da programação do Carnaval de Uberlândia, nesta quinta (04) e sexta-feira (05), a praça Clarimundo Carneiro deve receber mais de 6 mil pessoas nestes dois dias de folia. O local é palco dos tradicionais Bailes de Marchinhas, as bandas Jardineira e Cabeleira do Zezé vão comandar a folia.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »