Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/05/2019 às 09h19min - Atualizada em 31/05/2019 às 09h19min

Vacinação contra a influenza é aberta para toda população na próxima semana

Campanha para os grupos prioritários termina nesta sexta-feira (31); doses restantes serão destinadas aos moradores de Uberlândia

DA REDAÇÃO
Vacinação pode ser feita nas unidades de saúde pública da cidade | Foto: PMU/Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (3), doses gratuitas da vacina contra a influenza ficarão disponíveis para toda a população de Uberlândia. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários se encerra nesta sexta-feira (31).

A 21º campanha começou no dia de 10 abril e a Prefeitura de Uberlândia já imunizou 147 mil pessoas, garantindo uma cobertura de 88% da população. Mas, cerca de 25 mil pessoas do grupo prioritário ainda não estão protegidas, sendo que 11 mil são crianças.

Nesta sexta-feira, todas as 74 salas de vacina estarão disponíveis para a imunização. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a vacinação vai até às 16h30. Já os ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) as aplicações vão até às 20h.

Por determinação do Ministério da Saúde, as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para todos os moradores do município enquanto durarem os estoques. A vacinação também pode ser feita nas UBSFs, UBSs e UAIs.

VACINA TRIVALENTE
A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A escolha dos grupos prioritários é de recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Confira abaixo as pessoas que têm prioridade:

- Crianças de seis meses até seis anos
- Grávidas em qualquer período gestacional
- Idosos a partir dos 60 anos
- Pessoas com comorbidades
- Professores
- Profissionais da saúde
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90