Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/05/2019 às 14h12min - Atualizada em 20/05/2019 às 14h12min

Prazo para empresas declarem o VAF de 2018 termina na próxima semana

Processo corresponde à diferença de valor entre saídas e entradas de serviços; Cerca de 10,7 mil estabelecimentos de Uberlândia devem fazer a declaração

DA REDAÇÃO
A declaração apura a participação de cada município na Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) | Foto: PMU/Divulgação
Termina no dia 31 de maio o prazo para entregar a declaração do Valor Adicionado Fiscal (VAF) em relação ao ano de 2018, em Uberlândia. Cerca de 10,7 mil empresas da cidade devem realizar o processo.

O VAF corresponde à diferença de valor entre as saídas e entradas de mercadorias e serviços de um estabelecimento. É por meio da declaração prestada pelas empresas que a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) apura o índice de participação de cada município na distribuição da Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), imposto arrecadado pelo Estado.

A apuração do Valor Adicionado Fiscal é o principal critério para o cálculo do percentual de participação dos municípios na parcela de 25% do ICMS destinada às prefeituras. O ICMS é a principal fonte de receita do Município, sendo que, no ano de 2018 foram transferidos R$ 563 milhões a título de repasse.

As empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços tributados pelo Cadastro de Imposto sobre o ICMS, não optantes pelo Simples Nacional, são obrigadas a declarar o que foi adquirido, vendido e produzido por elas no ano anterior. Já as empresas participantes do Simples Nacional fazem as declarações para a Receita Federal. Ao todo, são aguardadas 43 mil declarações.

Mais informações sobre o preenchimento e entrega do VAF podem ser conferidas no site de Prefeitura

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90