Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/05/2019 às 11h10min - Atualizada em 19/05/2019 às 11h10min

Núcleo de cervejarias de Uberlândia recebe prêmio internacional

Projeto venceu na categoria “Internacionalização, Melhoria da Produtividade e Inovação nas MPEs

MARIELY DALMÔNICA
Núcleo de Cervejarias da Aciub reúne 20 empresas locais | Foto: Divulgação
O projeto “Núcleo de Cervejarias – Inovação, regulação e melhoria dos processos de fabricação de cervejas artesanais”, desenvolvido no Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), foi premiado no concurso de histórias de sucesso do programa internacional “AL-Invest 5.0 – Transformando Vidas”, que aconteceu na semana passada.

Apresentado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o projeto venceu na categoria “Internacionalização, Melhoria da Produtividade e Inovação nas Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPEs)”. No próximo mês, o núcleo, que foi o único participante brasileiro, irá ao Congresso Mundial de Câmaras, no Rio de Janeiro para apresentar o case.

O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, destacou a premiação foi resultado da dedicação dos participantes do núcleo. “Empreender é isso. É uma união de empresas do mesmo segmento que se reúnem para discutir assuntos. São concorrentes, mas têm problemas em comum e crescem juntos.” Além do Núcleo de Cervejarias, a Aciub conta com mais 30 núcleos setoriais, que são formados por supermercadistas, contabilistas, óticas, artesãos, agências de turismo, entre outros.

Thiago Magalhães, produtor da cerveja artesanal Nuh! Beer e participante do núcleo, disse que não esperava receber o prêmio e ficou surpreso com o resultado. “Nosso grupo é muito unido, temos encontros semanais ou quinzenais para conversar e achar soluções. Por conta das nossas ações, conseguimos um melhoramento na vida de todos esses profissionais”, disse o empresário, que conseguiu abrir a própria microcervejaria depois de encontrar outros participantes que estavam passando pelos mesmos problemas que enfrentava.
 
NÚCLEO
O Núcleo de Cervejarias foi criado em fevereiro do ano passado com o apoio do Programa AL-Invest para atender empresários do segmento cervejeiro de Uberlândia. O objetivo do projeto é oferecer capacitação e assistência técnica para os empreendedores.

O projeto conta com a participação de 20 empresas. Além dos cervejeiros, a equipe também reúne profissionais de marketing e engenheiros. No primeiro ano de existência, diversas capacitações e consultorias, para auxiliar com processo de regulamentação, foram realizadas pelo núcleo. “A gente trouxe um curso para Uberlândia para formar o profissional sommelier e outro de tecnologia cervejeira. São cursos de quatro meses de duração, que a gente só conseguiu viabilizar com o apoio da Aciub”, disse Magalhães.

Metade das empresas participantes já se regularizaram junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A expectativa do núcleo é manter o crescimento e alcançar a marca de 1.250 litros de cerveja artesanal produzidos por mês, por cada um dos empreendimentos.
“Também teremos um evento que vai acontecer no segundo semestre. Um festival de cerveja artesanal, junto a um congresso, com palestras voltadas para área de cerveja”, afirmou o empresário. O evento também fará um campeonato de cervejas caseiras, que avaliará as melhores bebidas produzidas em casa.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90