Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/05/2019 às 07h47min - Atualizada em 14/05/2019 às 07h47min

Uberlândia celebra Semana dos Museus

Programação vai até sexta-feira (17) e projeto “Mala e cuia” será levado a três locais da cidade de terça (14) a quinta (16)

ADREANA OLIVEIRA
Museu Municipal de Uberlândia receberá atividades para crianças de manhã e à tarde (Adreana Oliveira)
O Instituto Brasileiro de Museus deu início ontem à 17ª edição da Semana Nacional de Museus (SMN), que segue até 19 de maio em 1.114 instituições de cultura brasileiras. A iniciativa oferece, no total, mais de 3 mil atividades. Em Uberlândia, a programação vai até a próxima sexta-feira (17), no Museu Municipal.

Com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições” a semana marca o Dia Internacional do Museu, comemorado em 18 de maio, tem como objetivo principal divulgar esses espaços para a população de suas cidades, levando mais pessoas para dentro dos museus.

O poeta paranaense Paulo Leminski (1944-1989) escreveu “Haja hoje para tanto ontem. E amanhã para tanto hoje. Sobretudo isso”, o que dialoga com o tema escolhido para a 17ª edição da SNM, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O conselho vê a necessidade de comemorar inspirado neste mesmo tema, em diálogo com permanências, singularidades e inovações. Para os realizadores, o momento é propício para fomentar debates no campo museal, estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades museológicas que podem ser de curta, média ou longa duração.

A programação de Uberlândia inclui atividades para pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Segundo a administradora do Museu Municipal, Thaís Tormin, espera-se pelo menos 300 inscritos, um número que pode aumentar no decorrer da semana pelo fato de todas as ações serem gratuitas e abertas ao público.

Até sexta-feira, a partir das 9h, o Museu Municipal recebe ações educativas voltadas para crianças de 3 a 6 anos de idade. A partir das 14h, a faixa etária atendida é dos 9 aos 15 anos. Dessa forma, começa a se despertar o interesse dos pequenos pelas histórias preservadas dentro dos museus.
No período da manhã as terão acesso aos objetos do projeto “Mala e Cuia”, inclusive podendo manusear o material, junto com uma educadora. À tarde será aberto um objeto especial que faz parte da história da cidade a cada dia, o qual será retratado pelo público em uma oficina de desenho de observação.

CIRCULAÇÃO

E é por meio do projeto “Mala e Cuia” que a Semana Nacional de Museus vai circular. A mala, que leva objetos que fazem parte do acervo fixo do museu, chegará - hoje, amanhã e quinta-feira (16), respectivamente - ao CEU do Shopping Park, CEU Campo Alegre e ao Instituto Politriz do bairro Morumbi, sempre das 14h às 17h.

SERVIÇO

O QUE: 17ª Semana Nacional dos Museus: Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições
QUANDO: até sexta-feira (17), a partir das 8h30
ONDE: Museu Municipal de Uberlândia (Praça Clarimundo Carneiro)
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO
: livre
INFORMAÇÕES: 3214-0068

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90