Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/05/2019 às 16h15min - Atualizada em 07/05/2019 às 16h15min

Evento promove divulgação científica em bares de Uberlândia

Encontros acontecerão entre os dias 20 e 22 de maio na Cachaçaria Água Doce e Alienada Cervejaria

DA REDAÇÃO
Pint of Science promove divulgação científica por meio de bate-papo entre pesquisadores e público | Foto: Divulgação
Os cientistas estão indo para os bares. Não para afogar as mágoas neste tempo de corte de verbas para as pesquisas, mas para mostrar o poder e a relevância de seus trabalhos. Biólogos, engenheiros, psicólogos, historiadores, geneticistas, dramaturgos e diversos outros pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento aderiram ao festival de ciência Pint of Science, que neste ano ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio em 87 cidades do Brasil. Em Uberlândia, os encontros acontecerão na Cachaçaria Água Doce e Alienada Cervejaria.

Os assuntos serão abordados por pesquisadores de diversas instituições de ensino, entre elas o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Também participam pesquisadores sem vínculo direto com instituição de ensino superior.

Nos bares de Uberlândia, as conversas serão sobre 18 temas, que vão desde o desaparecimento de abelhas até a sexualidade, a masculinidade e o feminismo na música sertaneja. Também serão abordados os efeitos do oxigênio na saúde das pessoas e uma metodologia de análise das ciências sociais que pode ser aplicada nos livros que deram origem à série Game of Thrones.

Entre os cientistas estará o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, que promoverá um bate-papo no dia 20. Ele vai apresentar, discutir e esclarecer dúvidas sobre os materiais e estruturas inteligentes, utilizadas em diferentes tipos de sistemas de engenharia, da área biomédica ao setor aeroespacial.

O FESTIVAL
O Pint of Science surgiu em 2013, um ano após dois pesquisadores do Imperial College (Inglaterra) abrirem seus laboratórios sobre doenças degenerativas para o público. Desde então, o evento está em expansão e une, a cada ano, pesquisadores e a sociedade em bares para um bate-papo direto e descontraído sobre ciência.

No Brasil, o Pint of Science teve início em 2015, na cidade São Carlos, em São Paulo. Hoje o país é o que tem mais cidades participando do festival.

O Pint of Science é aberto a quem quiser participar, basta escolher o tema de seu interesse. A pessoa deve verificar na programação o dia que o tema do seu interesse será discutido.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90