Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/05/2019 às 08h00min - Atualizada em 04/05/2019 às 08h00min

Drama marca o início do circuito independente de Uberlândia

Evento ajuda a fortalecer cena teatral da cidade; confira os horários

ADREANA OLIVEIRA
As Katias em “Tempo de Águas”, espetáculo de repertório do Grupontapé de Teatro (Thaneressa Lima/Divulgação)
Começa neste final de semana o Circuito Independente de Teatro de Uberlândia (Citu), que tem como objetivo fortalecer a cena teatral da cidade e valorizar espetáculos de repertório de grupos e artistas independentes da cidade. Para abrir as apresentações, o Grupontapé de Teatro apresenta, hoje e amanhã, “Tempo de Águas”.

O espetáculo é o mais recente do grupo uberlandense que completou 23 anos em 2019 e estreou em 2017 em Uberlândia e excursionou por outras três cidades mineiras em 2018: Tiradentes, São João Del-Rei, Divinópolis e Barbacena. Protagonizado pelas atrizes Katia Lou e Katia Bizinotto e direção de Inês Peixoto, o espetáculo marca ainda uma longa parceria do Grupontapé com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte.

Essa é a primeira montagem no Brasil do texto da dramaturga argentina Patrícia Zangaro, com tradução de Katia Lou e Eduardo Moreira, do Galpão. A trama conta a história de duas mulheres, uma velha e a uma jovem que, confinadas por causa de uma tempestade. Elas refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano. De certa forma, valoriza o protagonismo feminino, da mulher contando sua própria história.

Apesar de não ser uma peça de cunho feminista é feminina. Traz as lutas da mulher por gerações retratadas por homens, mas desta vez com o texto de uma mulher, direção de uma mulher e com duas atrizes em ação. Segundo Katia Bizinotto ali se tem a fusão de duas mulheres que trazem suas experiências de vida e, juntas, vão revelando as suas histórias, desejos e interesses para o público.

Em entrevista ao Diário de Uberlândia na época do lançamento da peça, Inês Galvão afirmou que assinar a direção de "Tempos de águas" foi um presente. "É uma alegria compartilhar essa história com as duas Katias que vivem um momento de celebração. Fico honrada para celebrar com elas com esse texto tão lindo. Esse projeto foi um presente para nós três".

SERVIÇO

O QUÊ: CITU - Espetáculo “Tempo de águas"
QUEM: Grupontapé de Teatro
QUANDO: hoje às 20h e amanhã às 19h
ONDE: Escola Livre do Grupontapé de Teatro (Rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida)
INGRESSOS: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) – meia-entrada para artistas, professores, estudantes, aposentados e para quem apresentar o panfleto do circuito
CLASSIFICAÇÃO: Livre
DURAÇÃO: 70 minutos
INFORMAÇÕES: 3213-1325

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90