Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/04/2019 às 14h01min - Atualizada em 26/04/2019 às 14h01min

Ciclistas organizam campanha de doação de sangue em Uberlândia

Objetivo é incentivar outros amantes do esporte a participarem da solidariedade; estoque do Hemominas está 30% abaixo do desejado

DANIEL POMPEU
Grupo “Caveras da Madrugada” está promovendo a campanha “Semana do Ciclista Doador” desde o dia 17 de abril | Foto: Divulgação
O grupo de ciclistas “Caveras da Madrugada” está promovendo a campanha “Semana do Ciclista Doador”, para doação de sangue por parte dos amantes do esporte. Os ciclistas que fizerem uma doação no Hemominas de Uberlândia até este sábado (27), e registrarem o momento, podem concorrer a diversos prêmios e vale-compras cedidos pelas empresas apoiadoras da campanha, que começou no dia 17.

Weverton Gonçalves, mais conhecido no grupo como “Caveirão”, é quem coordena a campanha. O nome do grupo, fundado por ele em 2015, vem da prática de pedalar à noite e do hábito de utilizar máscaras de caveira durante a prática. “Um dos lemas do grupo é que todos somos iguais, ou seja, debaixo de pele e músculo, só osso”, disse ao explicar o nome do grupo.

Segundo o ciclista, que tem o hábito de se envolver em ações solidárias, a campanha comemora a 100ª doação de sangue de uma das integrantes do grupo, Isabel Loiola. “Tem gente que nunca doou uma vez na vida inteira, mas a Isabel doou 100 vezes. Eu aproveitei esse momento dela e lancei a campanha”, disse.

Durante a ação, o grupo também recebeu um pedido de doação nominal para um uberlandense que faria uma cirurgia no coração. A meta, no caso dele, foi atingida no início da semana.

Entre os prêmios disponíveis estão vale-compras de R$ 50 em lojas de artigos para ciclismo e suplementos, além de sorteio de produtos alimentícios e tratamentos estéticos. “A ideia é incentivar o ciclista a doar sangue, para ele ter o primeiro contato com a ideia de não precisar e poder doar”, afirmou Gonçalves.

Para participar, é preciso enviar uma foto doando sangue com trajes de ciclista para o WhatsApp 99176-5183. O grupo também oferecerá um café da manhã aos doadores que compareceram ao hemocentro amanhã cedo.
 
ESTOQUE
Ludmilla Guimarães, coordenadora do setor de captação de doadores do Hemominas, disse que após o feriado de Páscoa, o movimento de doadores caiu cerca de 20%. Apesar da frequência de doações ainda estar em níveis adequados, os estoques de sangue O- e A- estão aproximadamente 30% abaixo do desejado. Com o inverno se aproximando, a necessidade de sangue acaba crescendo e as doações diminuem.

“Historicamente, existe uma queda de doadores no mês de maio, muito por causa das mudanças de temperatura que ocorrem nesse mês. A gente começa a ter o tempo mais frio, algumas doenças como gripe, resfriado e outros problemas respiratórios, o que acaba interferindo no comparecimento de doadores”, explicou.

A coordenadora ainda ressalta alguns critérios básicos para aqueles que comparecem ao Hemominas para doar. “É preciso ter entre 16 e 69 anos, estar com documento oficial de identidade, ter boas condições de saúde, não estar gripado ou com dengue, não pode ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, cirurgia recente, uso de alguns medicamentos, entre outros”, disse.

É possível agendar a doação pelo telefone 155.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90